Em Camaragibe, eleitores têm dificuldades para votar

Algumas pessoas ainda reclamaram que seu nome não constava no cadastro da seção

por Rachel Andrade dom, 01/10/2023 - 13:35
Rachel Andrade/LeiaJá Eleitores formam filas para consultar o local de votação Rachel Andrade/LeiaJá

Eleitores de Camaragibe, município da Região Metropolitana do Recife, relataram problemas para encontrar a seção eleitoral no local de votação para conselheiro tutelar, como foi designado pela comissão especial do Conselho Tutelar municipal, neste domingo (1º). Algumas pessoas ainda reclamaram que seu nome não constava no cadastro da seção. 

Na Escola Estadual Frei Caneca, no centro da cidade, o movimento intenso nos corredores se deu, principalmente pela falta de informação da população para saber onde estava cada seção. Foi o caso de Edna Josefa, moradora da cidade. Nas eleições regulares, ela vota em outra escola, mas neste pleito, ela foi realocada. Sua dificuldade, no entanto, foi para saber em qual sala foi colocada sua seção eleitoral.

“Tá ruim, tá desorganizado, porque a pessoa vai fazer a votação e não sabe onde é a sala nem nada, tem que tá procurando. Fazer o quê, né? Isso é ser brasileiro”, disse ao LeiaJá

Aglomeração em frente à seção eleitoral. Foto: Rachel Andrade/LeiaJá

Nomes não cadastrados 

Outro problema relatado pelos participantes foi que, ao chegar no validador da urna, seu nome não constava na lista de eleitores aptos. O ocorrido foi relatado por Antonio Fernando Couto e Sueli Castro, moradores do Bairro Novo, área central de Camaragibe. “Eles só disseram que [nosso nome] não estava cadastrado na seção”, contou Sueli. 

“É complicado. Ela disse que vai resolver, agora como eu não sei”, continuou. Sueli e Antônio votam regularmente para conselheiro tutelar. “Há 30 anos votamos, tanto para conselheiro, quanto na votação normal, e nunca aconteceu isso, é a primeira vez”, afirmou Antônio. 

Os eleitores ainda confirmaram que havia mais pessoas na mesma situação. Quando Sueli chegou na seção e forneceu seus dados para validar o voto, seu nome não constava no sistema. 

A reportagem tentou entrar em contato com o Conselho Tutelar de Camaragibe, mas não houve resposta até o fechamento da matéria. O espaço segue aberto para esclarecimentos.

COMENTÁRIOS dos leitores