Conheça os conselheiros mais votados no Grande Recife

Eleições foram realizadas no último domingo (1º) em todo o território nacional

por Rachel Andrade seg, 02/10/2023 - 18:35
Rachel Andrade/LeiaJá Local de votação para conselheiro tutelar no Recife Rachel Andrade/LeiaJá

No último domingo (1º), cidadãos foram às urnas, em todo o Brasil, para escolher suas preferências para ocupar os cargos de conselheiros tutelares nos mais de 5 mil municípios. Nas principais cidades da Região Metropolitana do Recife (RMR), milhares de pessoas participaram da votação, sendo de responsabilidade de cada Conselho Tutelar municipal a validação, contagem e registro dos votos. Apenas no Recife, segundo o Conselho Municipal de Defesa e Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), mais de 93 mil eleitores votaram e um dos 88 candidatos na capital.  

Outros municípios da RMR, como Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Camaragibe, contabilizaram seus votos e divulgaram a relação dos candidatos eleitos. Confira abaixo os conselheiros mais votados em cada município. 

Recife 

Eleita com mais de 4.279 votos, Nilma Pereira foi a conselheira tutelar mais votada de todas as RPAs do Recife. Para se ter uma ideia, o segundo candidato mais votado, Nildo do Uber, coletou 2.661 votos, mais 1,6 mil votos de diferença. Nilma é irmã de Nilson Pereira, pré-candidato ao cargo de vereador do Recife pelo Partido Liberal (PL). No seu perfil, nas redes sociais, ela compartilhou sua participação em manifestações bolsonaristas no final de outubro de 2022, após o segundo turno das eleições presidenciais.  

Olinda 

Em Olinda, município vizinho ao Recife, Milena Barbosa foi a candidata mais votada, com o total de 1.352 votos. A diferença para o segundo lugar não foi tão discrepante quanto na capital pernambucana, sendo apenas nove votos a menos para Irmã Priscila Agra. Milena é advogada e atua na área do direito criminal, e filha do ex-vereador do município, Marcio Barbosa (Republicanos). 

Jaboatão dos Guararapes 

Já em Jaboatão dos Guararapes, ao sul do Recife, a conselheira tutelar mais votada foi Danielle Basílio, com 1.674 votos. Formada em direito, casada, mãe, e autodeclarada cristã da Assembleia de Deus, Basílio foi eleita para seu terceiro mandato no Conselho Tutelar municipal. 

Camaragibe 

A religião, apesar de não ser um fator determinante, se mostra uma característica em comum, e bastante evidenciada, entre os candidatos eleitos. Em Camaragibe, município que faz fronteira com o Recife na zona oeste da capital, Ricardo Pedrosa foi o conselheiro tutelar mais votado, indo para seu quarto mandato, com um acumulado de 2.193 votos. Em seu vídeo de agradecimento, publicado nas redes sociais, Pedrosa cita que foi eleito “para honra e glória do Senhor”. 

Ministério Público Federal aciona Conanda

O Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) foi acionado, no último domingo (1), pelo Ministério Público Federal (MPF), para que fosse apresentada a relação de medidas a serem adotadas para evitar e prevenir o abuso do poder religioso durante as eleições para conselheiros tutelares. 

O MPF relatou, por meio de nota, que “a representação trouxe informações veiculadas em matérias jornalísticas recentes afirmando que grandes entidades religiosas estão influenciando seus seguidores a participarem das eleições e votarem em determinados candidatos, que supostamente propagariam os seus ideais religiosos em sua atuação como conselheiro tutelar”. 

“Para além do estímulo do ato de cidadania, o objetivo seria o exercício de influência sobre os fiéis para elegerem candidatos religiosos, a fim de direcionar esferas institucionais do próprio Estado, para que adotem um conceito tradicional e excludente de família”, continua o texto. 

O papel do Conselho Tutelar é garantir a preservação e o exercício dos direitos das crianças e dos adolescentes, sem haver relevância com crenças pessoais ou religiosas. 

 

COMENTÁRIOS dos leitores