Em busca da reeleição, prefeito de Moreno quer base forte

Com a ajuda de lideranças do Progressistas de Pernambuco, como o deputado Eduardo da Fonte, Edmilson Cupertino deseja apoderar um forte bloco partidos para a próxima eleição municipal

por Guilherme Gusmão qua, 17/01/2024 - 17:53
Reprodução/Redes sociais Prefeito Edmilson Cupertino (PP-PE) Reprodução/Redes sociais

Aposta do partido Progressistas, o prefeito da cidade de Moreno, Edmilson Cupertino (PP-PE), está contando com as articulações da nova sigla para poder conseguir vencer a disputa municipal de outubro deste ano. Pensando em sua governabilidade para um possível segundo mandato e nos desafios que enfrentará até os resultados das urnas, o gestor afirmou, em entrevista ao LeiaJá, que já está conversando com o presidente estadual da PP, Eduardo da Fonte (PP-PE), para se tornar o presidente da sigla em Moreno e, assim, apoderar um “bloco de bons partidos” para “formar a maioria de vereadores na Câmara Municipal”.

Com a promessa de que o apoio de outros partidos será definido após a primeira quinzena de fevereiro, Edmilson revelou que já está recebendo acenos de lideranças que querem apoiá-lo na disputa pela cidade de mais de 55 mil habitantes.

“A gente tem o Republicanos e a confederação, com o PT, PCdoB e o PV. E, agora, estamos conversando com outros partidos. Porém, acredito que fecharemos mais uns cinco ou seis partidos. A gente vai sentar com todo mundo e dividir, e eu tenho certeza que vai dar tudo certo”, disse o prefeito, que se filiou ao PP em maio do ano passado.

Em outubro, após uma série de negociações, o Partido dos Trabalhadores (PT) do município decidiu entrar dentro dos cargos da administração da gestão de Edmilson. A decisão de inserir o PT dentro da base ocorreu após conversas com as lideranças do Partido dos Trabalhadores em Pernambuco. O nome dos senadores Humberto Costa (PT-PE) e Teresa Leitão (PT-PE), do deputado federal Carlos Veras (PT-PE) e do deputado estadual João Paulo (PT-PE) foram citados como alguns dos articuladores da decisão dentro da sigla.

Alguns nomes do PT de Moreno já vêm demonstrando apoio ao atual prefeito nas redes sociais, como é o caso da pré-candidata à Câmara de Vereadores, Marília Rufino (PT-PE). A petista afirmou em dezembro, em entrevista ao LeiaJá, que mesmo sabendo que o seu partido tem “ideias distintas” ao do Progressistas, é importante apoiar Edmilson na próxima eleição, pois o gestor é o único nome “capaz de barrar o bolsonarismo na cidade”.

Mesmo o PP sendo um dos partidos que acumula fortes apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em seu time, o bolsonarismo na cidade é representado pelo deputado estadual Nino de Enoque (PL-PE).

Desafios

No momento, mesmo falando da costura de apoio para a eleição deste ano, Edmilson está ciente de que a disputa terá grandes concorrentes. A expectativa no município é de que PL indique o deputado estadual Nino de Enoque como pré-candidato a prefeitura de Moreno, ou de que o parlamentar apresente um aliado para a disputa.

“Não sei como é que ele [Nino] vem. A gente está pronto para disputar, seja ele ou quem ele apresentar. A gente está aí analisando para ver o que acontecerá. Eu não tenho nenhum receio dessa disputa, tem que ter concorrente. Isso é muito importante para a democracia do município e do país”, disse Edmilson.

Nas eleições de 2020, Nino foi o principal adversário de Edmilson na corrida eleitoral pela prefeitura, porém terminou a disputa em segundo lugar, com 35,88% dos votos. Já nas eleições gerais de 2022, ele conseguiu ser eleito como deputado estadual, obtendo 24.851 votos.

 

COMENTÁRIOS dos leitores