Países respondem pesquisa sobre carros automatizados
O Brasil ficou em primeiro lugar na lista dos que mais confiariam nos veículos que dispensam motoristas
A Cisco divulgou nesta terça-feira (14) os resultados de uma pesquisa sobre a aceitação do público a respeito de carros automatizados. Ao todo, 1511 consumidores de 10 países foram questionados se confiariam em um carro que não necessita de um motorista para locomoção e 57% dos entrevistados responderam positivamente.
A pesquisa, porém, aponta claras diferenças de mercado e esclareceu que os países emergentes foram os que melhor aceitaram a proposta. No Brasil, 95% do público se mostrou a favor da ideia, seguido pela Índia com 86% e a China com 70%.
Segundo dados da pesquisa, o Japão, um país familiarizado com tecnologia robótica, apareceu no final da lista com apenas 28% de confiança. A empresa também chamou atenção para o fato que os números caem drasticamente quando perguntados se confiariam o uso desses carros aos seus filhos.
O estudo também mostrou que 74% das pessoas confiariam seus hábitos de locomoção caso pudessem economizar em seguro e custos de manutenção e 65% também compartilhariam peso, altura, costumes e preferências de diversão caso fosse possível uma experiência pessoal customizada.