App vai permitir a chamada do SAMU através do smartphone

Anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, na Campus Party Brasil

por Nathália Guimarães qui, 30/01/2014 - 14:40
Reprodução Usuário pode acionar um botão para sinalizar a necessidade de atendimento Reprodução

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, aproveitou a Campus Party Brasil para lançar, nesta quinta-feira (30), o aplicativo E-SUS Samu, que permitirá a chamada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) através do smartphone em todo o Brasil. O software, que é integrado ao Facebook, pede que ao conectar sua conta da rede social à ferramenta, o usuário indique que amigos devem ser acionados em caso de emergência. Pela localização do gadget, o Samu consegue determinar o local do chamado e, pelo Waze, escolhe a melhor rota para o atendimento.

É importante que ao utilizar pela primeira vez o serviço o usuário indique informações que possam ajudar em um possível atendimento como o tipo sanguíneo, a presença de tatuagens ou se existe a vontade de doar órgãos, por exemplo. Como o aplicativo não funciona sem acesso à rede, Padilha aproveitou a presença na feira tecnologica para convidar os campuseiros para aperfeiçoarem o software de forma colaborativa.

A ocasião também foi favorável para a apresentação do aplicativo MED-SUS, que reúne uma lista dos 777 medicamentos disponíveis no SUS. Além disso, o software apresenta dados como bula, cálculo de dose e outros procedimentos adotados pela rede pública brasileira. O objetivo neste ponto é contribuir com o programa Mais Médicos.

Hackathon – Além dos aplicativos, o Ministério da Saúde anunciou um concurso que será lançado no segundo semestre deste ano. O objetivo será a criação de soluções que poderão beneficiar o serviço da área de saúde, assim como os dois softwares apresentados pelo ministro

COMENTÁRIOS dos leitores