Robô 'NAO' é a estrela da RoboCup 2014

Visitantes da RoboCup 2014 querem filmar e fotografar o simpático robô humanoide

por Nathália Guimarães ter, 22/07/2014 - 12:52

JOÃO PESSOA (PB) - Quem comparece a RoboCup 2014 tem uma parada certa no evento. No espaço reservado para as competições das Major Leagues, dezenas de pessoas se aglomeram em frente ao estande da empresa francesa Aldebaram Robotics para fotografar, filmar ou apenas ver o robô NAO espalhando todo seu carisma. Por lá, crianças, adolescentes e adultos querem registrar cada movimento do humanoide desenvolvido especialmente para a área educacional, que inclusive já é utilizado nas escolas municipais do Recife.

Seu nome, NAO, significa cérebro em chinês. Dentro do corpo plástico, o simpático robô carrega 2 câmeras HD, sensores touch e de pressão, sonares e microfones. Juntos, estes elementos funcionam como órgãos que fazem seus circuitos funcionarem.

Na prática, o NAO reconhece voz, faces, toques, cores e objetos. Ele pode, por exemplo, identificar uma criança à sua frente e incentivá-la a resolver uma conta matemática. Durante a RoboCup, ele chama atenção dançando desde músicas clássicas, até o hit Gangnam Style, do sul-coreano Psy.

De acordo com o representante de marketing da Somai, empresa que trabalha com educação e tecnologia, Matheus Mainarde, apesar de ainda ser conhecido por poucas pessoas, o NAO já desempenha um papel importante na área da educação.

“A gente percebe que as crianças são muito estimuladas pelo carisma dele e aliamos isso ao aprendizado. Quando elas vêm o robô, encaram as contas matemáticas e outros problemas aplicados em sala de aula de maneira divertida. Tudo vira uma brincadeira”, explica.

Para a administradora Marília Neves, que visita o evento com a filha Ítala Neves, de 4 anos, o NAO é a estrela da RoboCup. “Minha filha adora ver ele dançar e se mexer, parece uma pessoa. Já tiramos várias fotos e gravamos até um vídeo dele. É incrível o que a robótica pode nos proporcionar”, ressalta.

O evento

A RoboCup2014 acontece até esta quinta-feira (24) no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, em João Pessoa, na Paraíba. A expectativa da organização é receber 60 mil visitantes, incluindo 4 mil participantes que competirão utilizando 2 mil robôs inteligentes. A 17ª edição da competição internacional acontece de forma inédita no Brasil.

O evento foi criado em 1997 no Japão com o objetivo de construir um time de robôs que pudesse ganhar uma partida contra a seleção vencedora da Copa do Mundo da Fifa. A previsão é de que o objetivo seja alcançado em 2050.

COMENTÁRIOS dos leitores