Estudo revela o que mudou após as denúncias de Snowden
Usuários da internet estão mais preocupados com os seus dados, no entanto, poucos mudaram seus hábitos
Faz pouco mais de um ano desde que o mundo foi abalado pelas revelações sobre vigilância online vazadas pelo ex-agente da NSA, Edward Snowden. No entanto, de acordo com um extenso estudo publicado neste mês pelo Centro de Inovação para Governança Internacional, poucos usuários da internet mudaram seus hábitos depois das denúncias.
A pesquisa foi realizada em 24 países, entre eles Austrália, Brasil, Canadá, China, Egito, França, Alemanha e Grã-Bretanha, e envolveu 23.326 usuários da internet.
Segundo o estudo, 60% dos mais de 23 mil entrevistados haviam ouvido falar de Edward Snowden. No entanto, apenas 39% dos que tinham ciência sobre as ações do ex-analista da NSA mudaram seu comportamento online.
Apesar disso, 64% de todos os entrevistados admitiram estar mais preocupados com a privacidade online em comparação com o mesmo período do ano passado. Neste cenário, 4 em cada 5 entrevistados expressaram seu temor de criminosos acessar suas contas bancárias, fotos pessoais ou mensagens.
O fato é que o índice de preocupação sobre o que é postado ou compartilhado na internet aumentou, mas apenas 39% dos usuários afirmam trocar as senhas utilizadas online com frequência.