Celulares da Sony são os que mais apresentam defeito
Fundação Procon-SP divulgou ranking dos produtos mais reclamados por defeito
![Sony recebeu 865 reclamações no primeiro semestre de 2015 – um aumento de 773% em relação ao mesmo período de 2014 Divulgação](/sites/default/files/styles/400x300/public/field/image/tecnologia/2015/08/_tok503_49657213_0.jpg?itok=3tyhUQVy)
A Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, realizou um levantamento dos produtos mais reclamados por defeito entre os atendimentos realizados no primeiro semestre de 2015. De acordo com os dados, os aparelhos celulares lideram a lista de queixas, com 2.709 casos registrados nos seis meses iniciais do ano. Segundo o órgão, os smartphones da Sony ficaram com o posto de produtos que mais recebem notificações dos consumidores.
A empresa recebeu 865 reclamações no primeiro semestre de 2015 – um aumento de 773% em relação ao mesmo período de 2014, quando tiveram 99 queixas. Além disso, a Sony diminuiu o índice de solução de 94% em 2014, para 69% em 2015.
Em segundo lugar ficaram os aparelhos da Motorola com 535 reclamações e índice de solução de 87%. Na terceira posição aparece a Samsung com 497 reclamações. A Microsoft e a LG surgem logo em seguida no ranking, com 114 e 109 queixas, respectivamente.
Entre os produtos de informática, o grupo Lenovo foi novamente o que mais recebeu reclamações, com 322 atendimentos, porém com uma redução de 61% em relação a 2014. A empresa também aumentou o índice de solução de 61% para 80% em 2015. Em segundo lugar ficou a Positivo com 165 queixas e 65% de índice de solução. Em terceiro lugar a Dell aparece com 74 reclamações e 80% de casos resolvidos.