Celulares da Sony são os que mais apresentam defeito

Fundação Procon-SP divulgou ranking dos produtos mais reclamados por defeito

por Nathália Guimarães seg, 03/08/2015 - 11:24
Divulgação Sony recebeu 865 reclamações no primeiro semestre de 2015 – um aumento de 773% em relação ao mesmo período de 2014 Divulgação

A Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, realizou um levantamento dos produtos mais reclamados por defeito entre os atendimentos realizados no primeiro semestre de 2015. De acordo com os dados, os aparelhos celulares lideram a lista de queixas, com 2.709 casos registrados nos seis meses iniciais do ano. Segundo o órgão, os smartphones da Sony ficaram com o posto de produtos que mais recebem notificações dos consumidores.

A empresa recebeu 865 reclamações no primeiro semestre de 2015 – um aumento de 773% em relação ao mesmo período de 2014, quando tiveram 99 queixas. Além disso, a Sony diminuiu o índice de solução de 94% em 2014, para 69% em 2015.

Em segundo lugar ficaram os aparelhos da Motorola com 535 reclamações e índice de solução de 87%. Na terceira posição aparece a Samsung com 497 reclamações. A Microsoft e a LG surgem logo em seguida no ranking, com 114 e 109 queixas, respectivamente.

Entre os produtos de informática, o grupo Lenovo foi novamente o que mais recebeu reclamações, com 322 atendimentos, porém com uma redução de 61% em relação a 2014. A empresa também aumentou o índice de solução de 61% para 80% em 2015. Em segundo lugar ficou a Positivo com 165 queixas e 65% de índice de solução. Em terceiro lugar a Dell aparece com 74 reclamações e 80% de casos resolvidos.

COMENTÁRIOS dos leitores