Entenda por que cobrir sua webcam com fita é uma boa ideia
Em 12 meses, 3,8 mil ataques capazes de tomar o controle de uma webcam foram detectados no Brasil
O chefão do Facebook, Mark Zuckerberg, surpreendeu a internet ao revelar que usava uma fita adesiva para cobrir sua webcam. O método, apesar de parecer arcaico, é uma maneira segura de se prevenir contra espionagem e ganha cada vez mais adeptos mundo afora. De acordo com uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (28) pela Kaspersky Lab, 39,8% dos internautas globais cobrem a câmera do seu computador com algum material.
Desses, 17,8% dos internautas usam um post-it, 17,2% bloqueiam a câmera com um band-aid e apenas 4,8% são adeptos à fita adesiva na hora de se proteger.
Os especialistas da Kaspersky Lab destacam que os ataques capazes de tomar o controle de uma webcam são comuns ao redor do mundo e que, nos últimos 12 meses, foram identificados mais de 3,8 mil deles somente no Brasil.
Nem mesmo as plataformas móveis estão livres do problema. A empresa de segurança diz que já existem vírus para smartphones Android que permitem ao cibercriminoso gravar chamadas telefônicas, ligar a câmera e até mesmo tirar fotos sem que os usuários percebam. Para se proteger, a Kaspersky indica soluções simples, mas eficazes.
A primeira delas é utilizar um antivírus. Baixar apenas softwares originais e utilizar senhas únicas e fortes para cada serviço também estão entre as dicas.