Vendas de smartphones no Brasil despencam 34%

Um dos principais fatores da queda e devido à alta do dólar, que encareceu os produtos

por Nathália Guimarães qui, 28/07/2016 - 15:11
Paulo Uchoâ/LeiaJáImagens/Arquivo No total, 9,3 milhões de smartphones foram vendidas nos três primeiros meses do ano Paulo Uchoâ/LeiaJáImagens/Arquivo

O mercado de celulares inteligentes do Brasil apresentou recuo de 34,4% no primeiro trimestre de 2016, para 9,3 milhões de unidades, informou nesta quinta-feira (28) a consultoria de mercado IDC. Um dos principais fatores da queda e devido à alta do dólar, que encareceu componentes importados dos dispositivos e gerou repasses ao consumidor.

Outro fator que freou as vendas foi a canibalização do mercado, o que obriga as fabricantes a apostar em estratégias alternativas e alterar seus portfólios para oferecer celulares com especificações técnicas superiores. E os brasileiros de fato estão investindo mais quando decidem ir à compra de um novo celular inteligente.

O estudo da IDC mostra também que o ticket médio dos smartphones no primeiro trimestre de 2016 subiu para R$ 1.139,23, enquanto no mesmo período do ano passado era de R$ 790,52. No segmento de feature phones, aqueles celulares mais simples, as vendas de 1 milhão de aparelhos nestes três primeiros meses acompanha o movimento de queda observado em 2015, quando foram comercializadas apenas 4,2 milhões de unidades.

As previsões para o resto do ano também não são animadoras. A IDC Brasil prevê queda de 17% no mercado total de celulares e de 16% apenas no segmento de smartphones. "Muitos fabricantes estão passando por dificuldades e não investirão em lançamentos. Isso impacta agressivamente o mercado, mas por outro lado abre espaço para players menores atuem com mais força", pontua o analista de pesquisas da IDC Brasil, Diego Silva.

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