Governo usa aplicativo de encontro para orientar sobre HIV

Campanha no aplicativo pretende atingir até 7 mil pessoas

por Nathália Guimarães sex, 29/07/2016 - 15:04
Divulgação Aplicativo de paquera Hornet possui cerca de um milhão de usuários no Brasil Divulgação

Usuários do aplicativo de encontro Hornet terão acesso a informações de prevenção ao HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016. A ação é uma iniciativa do Ministério da Saúde (MS), com o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (Unaids) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

"Como a média de idade da população do aplicativo no Brasil é de 25 anos, estaremos atingindo o público jovem, gay e de homens que fazem sexo com homens – uma das populações-chave em nossas ações de prevenção", explica a diretora do departamento de DST, Aids e Hepatites Viras, Adele Benzaken.

A diretora ressaltou ainda que o uso de novas tecnologias é uma maneira de atingir essa geração de jovens, principalmente em um país como o Brasil, que já conta com cerca de 276 milhões de celulares. No período de 1º de agosto a 18 de setembro os usuários do aplicativo irão receber informações sobre prevenção, diagnóstico, acesso a Profilaxia Pós-Exposição (PPE) e tratamento de HIV/AIDS. A intenção é atingir pelo menos de 5 a 7 mil pessoas.

No total, 15 colaboradores e três tutores terão os perfis sinalizados com um laço azul no aplicativo. Quando procuradas, estas pessoas irão tirar dúvidas e compartilhar informações em relação à prevenção e ao tratamento de infecções sexualmente transmissíveis. Assim que a campanha começar, uma mensagem de aviso será encaminhada a todos os usuários do aplicativo.

Em 2004, a taxa de detecção de AIDS entre jovens de 15 a 24 anos foi de 9,5 casos por 100 mil habitantes, com 3.419 casos notificados. Em 2014, foram 4.669 casos registros, o que representa um crescimento de 41% em onze anos. Disponível para os sistemas Android e iOS gratuitamente, o aplicativo Hornet é direcionado ao público gay e possui aproximadamente um milhão de usuários no Brasil.

COMENTÁRIOS dos leitores