Projeto de batizar rua com nome de Steve Jobs gera revolta

Proposta revoltou parlamentares de partidos de esquerda de Paris

por Nathália Guimarães ter, 13/12/2016 - 12:35
Wikimedia Commons Steve Jobs, fundador da Apple Wikimedia Commons

O fundador da Apple e inventor do iPhone, Steve Jobs, pode ganhar uma rua com seu nome em Paris. A ideia é do prefeito do distrito francês, Jérôme Coumet, que estuda a possibilidade de batizar diversas vias com o nome de figuras famosas do mundo da tecnologia, como Alan Turing e Eugene Freyssine. Mas a proposta acabou gerando uma disputa política inesperada.

Jérôme Coumet defende sua ideia afirmando que Steve Jobs auxiliou na popularização dos computadores e smartphones. Mas enquanto Coumet enxerga Steve Jobs como um pioneiro digital, os partidos de oposição criticaram a escolha, dizendo que o fundador da Apple explorou a mão de obra barata chinesa para reconstruir sua empresa.

"Os fornecedores da Apple na China são conhecidos por abusar de salários inadequados e horas-extras forçadas", diz um comunicado da oposição. Os parlamentares ainda afirmam que o legado de Steve Jobs está nas massivas práticas ilegais de desvio fiscal.

Recentemente, a Apple foi condenada recentemente a pagar 13 bilhões de euros à Irlanda em impostos desviados. Ao invés de batizar a rua em homenagem a Steve Jobs, a oposição propõe que seja utilizado o nome da pioneira inglesa da área de software Ada Lovelace.

As ruas em questão cercam um complexo que abrigará startups financiado pelo empresário de telecomunicações Xavier Niel e que deverá ser inaugurado em abril de 2017. Os nomes das vias ainda precisam ser aprovados por um comitê da cidade de Paris - no qual os partidos de esquerda são a maioria.

LeiaJá também

--> Apple libera iOS 10.2 com cem novos emojis

--> Apple aposta em drones para superar Google Maps

--> Apple confirma ambição de construir carro autônomo

COMENTÁRIOS dos leitores