Rival do WhatsApp, WeChat é bloqueado na Rússia

Criado pela Tencent, aplicativo é mais popular que o WhatsApp na China

por Nathália Guimarães seg, 08/05/2017 - 11:07
Reprodução WeChat tem cerca de 900 milhões de usuários ativos mensais Reprodução

O aplicativo de mensagens mais popular da China foi bloqueado na Rússia. O regulador de comunicações de Moscou acrescentou o WeChat a sua lista de sites proibidos, de acordo com a agência de notícias estatal russa TASS. O acesso foi restringido desde a última quinta-feira (4).

O órgão regulador Roskomnadzor disse que o acesso foi restringido após o WeChat se recusar a fornecer informações para as autoridades governamentais russas. Operado pelo gigante da tecnologia Tencent, o WeChat tem cerca de 900 milhões de usuários ativos mensais, a grande maioria dos quais estão na China.

A Tencent disse em uma declaração que está dialogando com as autoridades russas sobre a situação. Na China, as mensagens trocadas pelo WeChat contendo palavras-chave que mencionam temas sensíveis como o massacre da Praça da Paz Celestial de 1989 ou o Tibete são bloqueados e censurados.

Na Rússia, o WeChat é apenas a última vítima da repressão de Moscou sobre plataformas de mídia social internacionais. Em novembro, o regulador de comunicações bloqueou o LinkedIn, a rede social corporativa de propriedade da Microsoft, e na semana passado o aplicativo Line também teve seu acesso restringido.

LeiaJá também

--> WhatsApp será pago? Boato sobre aplicativo circula na web

COMENTÁRIOS dos leitores