Ranking revela quais celulares emitem mais radiação
iPhone, da Apple, aparece na lista com três modelos
O smartphone que está ao seu lado dia e noite, seja no bolso da calça ou descansando no criado mudo na hora de dormir, pode estar prejudicando a sua saúde. Embora não exista uma pesquisa conclusiva sobre o impacto da radiação do celular em nossas vidas, um órgão federal alemão resolveu tornar pública a lista dos modelos vendidos no país que mais emitem estas ondas perigosas.
A lista do órgão Bundesamt für Strahlenschutz, divulgada pela revista Forbes, é composta principalmente por modelos chineses e foi alimentada por um extenso banco de dados, publicamente acessível, de smartphones vendidos oficialmente no país e a radiação emitida por eles.
Embora não exista uma diretriz universal para um nível de emissão considerado prejudicial, o órgão alemão considera apenas os telefones com uma taxa de absorção específica inferior a 0,60 watts por quilograma. Esse número expressa quanto de radiação eletromagnética é absorvido a cada quilo do corpo humano.
Atualmente, o smartphone com os mais altos níveis de radiação é o Mi A1 da empresa chinesa Xiaomi. Logo em seguida aparecem os modelos OnePlus 5T, Huawei Mate 9, Nokia Lumia 630, Huawei P9 Plus e Huawei GX8, respectivamente.
Em geral, o ranking é composto por modelos chineses, com 10 dos 16 telefones listados originados do país. Além da Xiaomi, Huawei, OnePlus e ZTE são citadas no ranking. Bem conhecidos, os iPhones também aparecem na lista, com três versões presentes - iPhone 7, iPhone 8 e iPhone 7 Plus. Apesar de ser a maior fabricante de celulares do mundo, a Samsung não foi citada no ranking.
A tableta completa pode ser conferida aqui.
LeiaJá também