Apple é investigada no Japão por prática anticompetitiva

Comissão está analisando as alegações de que a Apple forçou o Yahoo Japan a desistir uma plataforma de jogos que competiria com a App Store

por Nathália Guimarães qui, 16/08/2018 - 11:13

A Apple está sob investigação no Japão por alegado comportamento anticompetitivo relacionado à App Store, que é a fonte padrão e única de aplicativos em dispositivos iOS, incluindo iPhone, iPod e iPod touch.

Ao contrário do Android, onde as alternativas podem coexistir com a Play Store do Google, a Apple não permite que terceiros criem rivais da App Store.

A Fair Trade Commission (FTC) está analisando as alegações de que a Apple forçou o Yahoo Japan a desistir uma plataforma de jogos que competiria com a App Store, de acordo com a Nikkei Asian Review.

No ano passado, o Yahoo Japão criou uma plataforma chamada Game Plus, que permitiria aos usuários acessar jogos baseados em nuvem sem precisar fazer download em seus dispositivos.

De acordo com as descobertas da Nikkei, cerca de 52 empresas concordaram em participar da Game Plus, incluindo a Square Enix Holdings. Mas o Yahoo, no ano passado, reduziu seu orçamento para o desenvolvimento do serviço abruptamente.

Segundo a denúncia, a empresa disse aos parceiros que a pressão da Apple nos bastidores foi o que a obrigou a reduzir o investimento na Game Plus. O Yahoo também ganha dinheiro com aplicativos da App Store, o que daria à Apple amplos poderes de negociação.

A FTC acredita que as leis japonesas proíbem o tipo de interferência que a Apple supostamente conduziu, e é por isso que está investigando a fabricante do iPhone.  O relatório observa que a FTC não está apenas de olho na Apple, mas também em outros gigantes da tecnologia dos EUA que podem estar abusando de seus poderes, incluindo a Amazon, Google e Facebook.

LeiaJá também

--> 10 coisas que você nem imaginava sobre a Apple

COMENTÁRIOS dos leitores