Em carta, Apple ameaça aumentar preço de seus produtos

Companhia disse que novas tarifas propostas pelos EUA sobre a China poderiam forçá-la a aumentar o preço de itens como o Apple Watch e AirPods

por Nathália Guimarães sab, 08/09/2018 - 13:29
Josh Edelson/AFP Josh Edelson/AFP

A Apple advertiu que as tarifas propostas pelos EUA sobre a China poderiam forçá-la a aumentar o preço de muitos de seus produtos. Em uma carta direcionada ao representante comercial dos EUA, Robert Lighthizer, a companhia disse que as taxas afetariam o Apple Watch, os fones de ouvido AirPod, entre outros eletrônicos.

"As tarifas aumentam o custo de nossas operações nos EUA, desviam nossos recursos e prejudicam a Apple em comparação com concorrentes estrangeiros", explica a empresa na carta divulgada nesta semana.

Além do Apple Watch e seus fones de ouvido sem fio AirPods, a Apple disse que as tarifas afetariam o preço da caneta Apple Pencil, do HomePod e do MacMini, além de adaptadores, cabos e carregadores. A companhia não mencionou o iPhone no documento.

"Nossa preocupação com essas tarifas é que os EUA serão os mais atingidos, e isso resultará em menor crescimento e competitividade dos EUA e preços mais altos para os consumidores dos EUA", disse a empresa.

Os EUA anunciaram uma lista de US$ 200 bilhões em produtos de exportação chineses que começarão a ser tarifados, possivelmente, a partir de setembro, escalando a guerra comercial entre as duas maiores economias do mundo.

O governo de Donald Trump já impôs tarifas de 25% sobre o valor de US$ 50 bilhões em produtos chineses, com o objetivo de punir Pequim por alegadas práticas comerciais injustas e roubo de propriedade intelectual.

LeiaJá também

--> Apple anuncia recall do iPhone 8 por falha na placa lógica

COMENTÁRIOS dos leitores