Facebook tenta convencer público a aderir coleta de dados

De acordo com a rede social, o compartilhamento de dados favorece empresas que dependem de propaganda

por Alfredo Carvalho ter, 02/02/2021 - 14:07
Divulgação / Facebook Tela apresentada pelas redes sociais para informar sobre a coleta de dados Divulgação / Facebook

As plataformas Facebook e Instagram entraram numa campanha para que a Apple permita o compartilhamento de dados dos usuários proprietários de dispositivos da marca. Para isso, as redes sociais começaram a apresentar nos aparelhos uma tela que explica ao público os possíveis benefícios da propaganda personalizada. A empresa fundada por Steve Jobs (1955-2011) se recusa a aderir a estratégia das marcas de Mark Zuckerberg, e argumenta que a ação vai contra as políticas de segurança sempre exaltada como qualidade em seus produtos.

De acordo com o texto publicado pelo Facebook, o compartilhamento de dados favorece as empresas que dependem de propaganda para alcançar público. A rede social destaca que os usuários que não compartilharem os dados não serão prejudicados, e que a única diferença na divulgação de produtos é que as propagandas não serão direcionadas.

Isso pode causar estranhamento, já que alguns usuários poderão se deparar com anúncios de produtos ou serviços que não consomem. De acordo com a rede social de Zuckerberg, os mais prejudicados com a falta de dados seriam as empresas.

No iOS 14, a companhia de Jobs introduziu a ferramenta App Tracking Transparency (ATT), que alerta os usuários sobre os aplicativos que solicitam coleta de dados. A disputa entre as gigantes ocorre há meses, e o Facebook entrou com uma ação judicial contra a Apple, onde alegava práticas anticompetitivas por parte da empresa da maçã. O processo está em andamento na Justiça.

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