Festas juninas aumentam formalização de empresários

De 2010 a 2012, o processo de legalização aumentou mais de 100%

por Nathan Santos ter, 25/06/2013 - 18:58
Leonardo Lima/LeiaJáImagens/Arquivo Caruaru é uma das cidades que apresentou aumento de formalização Leonardo Lima/LeiaJáImagens/Arquivo

Estudo realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), divulgado nessa segunda-feira (24), mostra que as festas juninas são sinônimos de empresários formalizados. De acordo com a pesquisa, a formalização de Microempreendedores Individuais (MEI), que atuam com no máximo um funcionário e faturam até R$ 60 mil, anualmente, cresceu mais de 100% entre os anos de 2010 e 2012 nas cidades que têm tradição de festejos juninos.



Caruaru, no Agreste de Pernambuco, é um exemplo de formalização empresarial, uma vez que, de 2010 a 2012, o número de trabalhadores envolvidos com atividades festivas aumentou 303%. Em Campina Grande, na Paraíba, a quantidade de MEI no serviço ambulante de alimentação aumentou 233% e o número de empresários legalizados passou de 22 para 69.



Segundo a Agência Sebrae de Notícias, com base em informações das prefeituras das duas cidades, os festejos juninos nos dois municípios movimentam R$ 300 milhões e geram 25 mil empregos diretos e indiretos durante todo o mês de junho. “As festas do Nordeste, nessa época do ano, sempre movimentam um grande volume de dinheiro e a boa notícia é ver que esses recursos agora fazem parte da economia formal”, frisa o presidente do Sebrae, conforme informações da Agência.

Com informações da Agência Sebrae de Notícias















COMENTÁRIOS dos leitores