Alunos mostram sérios problemas com matemática

Nesta semana, foi comemorado o Dia da Matemática, porém, uma realidade negativa ainda toma conta de muitos estudantes brasileiros

por Roberta Patu sex, 09/05/2014 - 15:48
Fernando da Hora/LeiaJáImagens Dificuldade de interpretação é um dos problemas enfretados pelos estudantes Fernando da Hora/LeiaJáImagens

De acordo com a lei aprovada em 2004, pelo Congresso Nacional, a matemática ganhou data comemorativa, que é o dia 6 de maio. Porém, pela desenvoltura dos estudantes, a situação da educação no País e por causa de uma pesquisa publicada recentemente, não há muito o que comemorar. O Brasil ficou em 38º lugar no ranking mundial de 40 nações em avaliação realizada pela Pearson e pela consultoria britânica Economist Intelligence Unit (EIU). A doutora em educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Rosinalda Teles, afirma que essa realidade náo é novidade.

“O estudo do 1º ao 9º ano do ensino fundamenal é primordial para a formação básica das disciplinas. Durante esses anos, o estudante aprende a organizar o raciocínio e interpretar o conteúdo”, diz Rosinalda. Ela ainda destaca alguns assuntos a maioria dos alunos apresenta mais dificuldades. “Equação do 1º grau e a passagem do domínio dos números naturais para o domínio dos números inteiros e para os racionais são alguns deles. Na solução dos problemas, por exemplo, eles tentam utilizar todos os números do enunciado, sem necessidade. Vale lembrar que eles não conseguem compreender e interpretar as questões”, explica.

A reportagem do Portal LeiaJá foi às ruas do Centro do Recife para pedir que alguns alunos, de escolas públicas e particulares, ressolvessem questões referentes aos 6º e 7º anos. Apenas uma aluna conseguiu resolver o problema. Confira o vídeo.

Para a doutora, “isso ocorre devido uma transição da disciplina". "No início, eles têm o conhecimento dos números e de algumas operações básicas, mas quando esse conteúdo é contextualizado em problemas, por exemplo, surgem as dificuldade de interpretação”, explica a doutora. “Essa dificuldade começou a ocorrer na época da industrialização, quando a Matemática Moderna exigiu conhecimentos além das contas básicas”, complementa.

Essa dificuldade começou a ocorrer na época da industrialização, quando a Matemática Moderna exigiu conhecimentos além das contas básicas - operações fundamentais com números naturais”, complementa. Ela ainda ressalta vários problemas que dificultam as mudanças desse cenário. “Não há estrutura nas escolas, os professores são mal remunerados e há muitos alunos em sala de aula. Com isso, a carreira não se torna atrativa e os problemas, literalmente, permanecem”, lamenta.

 

 

 

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