Estudantes que não fizeram Enade podem pedir dispensa

Estudantes devem fazer solicitação diretamente na instituição de ensino superior

por Camilla de Assis seg, 07/12/2015 - 10:44
Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo Enade 2015 foi realizado dia 22 de novembro Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo

Graduandos que não realizaram o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) neste ano podem pedir dispensa da prova. As solicitações de dispensa do Enade 2015 deverão ser feitas diretamente à instituição de ensino superior (IES) no qual o estudante está matriculado. Cabe somente à IES analisar os pedidos. 

Para quem tiver a solicitação indeferida pela IES, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), estará disponível, no período de 8 a 22 de fevereiro de 2016, nova solicitação.

O pedido de dispensa do Enade deve ser feito mediante entrega obrigatória dos seguintes documentos: requerimento de dispensa do Enade 2015; declaração original de aluno regular e habilitado no Enade 2015, comprovada por meio de assinatura do responsável da instituição da educação superior do estudante; e original e cópia autenticada de documento comprobatório de impedimento da participação do Enade 2015.

No histórico escolar dos estudantes que tiverem as solicitações de dispensa deferidas pelas instituições de ensino deverá haver uma menção ao pedido. Os deferimentos também estarão registrados no site do Inep de 18 de dezembro de 2015 a 29 de janeiro de 2016.

O estudante que não preencher o Questionário do Estudante ficará em situação irregular, mesmo tendo realizado o Exame. A etapa ficará disponível na internet até o dia 22 de fevereiro de 2016.

Confira todas as informações na portaria, divulgada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (7).

LeiaJá também

--> Enade 2015 será realizado neste domingo (22)

--> Inep divulga conteúdo programático do Enade 2015

--> Enade 2015: Manual do Estudante já está disponível

COMENTÁRIOS dos leitores