Mais de 80% dos estudantes conhecem vítimas de bullying

Levantamento do Instituto de Pesquisas UNINASSAU foi feito com estudantes do ensino médio que estavam a caminho do Enem, no último domingo (5)

por Eduarda Esteves sab, 11/11/2017 - 00:00
Pixabay . Pixabay

Uma pesquisa realizada no último domingo (5) mostrou que 82% dos estudantes do ensino médio matriculados em instituições privadas e públicas do Recife conhecem alguém próximo que já sofreu bullying. Todos os participantes estavam inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cuja primeira prova foi realizada no próprio domingo. Segundo o levantamento do Instituto de Pesquisas UNINASSAU, apenas 46% dos entrevistados admitiram já ter sido vítimas da violência, o que pode demonstrar a omissão de algumas pessoas em admitir que já foram alvo de agressões físicas ou verbais.

De acordo com o Instituto de Pesquisas UNINASSAU, a pesquisa foi realizada com estudantes que estavam a caminho do Enem nos principais pontos de fluxo da cidade. Um outro ponto importante do levantamento é que do total dos entrevistados, 32% revelaram que já praticaram bullying contra alguém. Por outro lado, 68% negaram.

"O bullying tem sérias consequências tanto para o agressor quanto para a vítima. Tanto aqueles que praticam o bullying quanto as vítimas são mais propensos a faltar às aulas, abandonar os estudos e ter piores desempenhos acadêmicos que aqueles que não têm relações conflituosas com os colegas", diz um estudo do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) 2015, dedicado ao bem-estar dos estudantes.

Quando questionados se a violência verbal e não verbal é constante nas escolas da capital pernambucana, 62% dos estudantes disseram que é "muito frequente"; 31% disseram que é "frequente" e 5% "pouco frequente". A pesquisa ouviu 624 estudantes que iriam participar do Enem no Recife. Em torno de 70% dos entrevistados tinham renda de até um salário mínimo.

LeiaJá também: 

--> Bullying tem relação com problemas familiares, diz estudo  

--> A luta de quem sofre com uma dor 'invisível'

--> Depressão e bullying: qual o papel da escola e da família? 

--> Um em cada 10 alunos no Brasil é vítima de bullying 

COMENTÁRIOS dos leitores