Estatística: em Humanas ou matemática, tema é alvo do Enem
Compreenda como questões de estatística podem ser cobradas no Exame
Com a proximidade do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcado para os dias 4 e 11 de novembro, os feras intensificam a preparação e revisão de conteúdos. De acordo com docentes, neste momento é importante estar atento às recomendações dos assuntos que devem aparecer no processo seletivo. Entre eles está a estatística.
Definida como um conjunto de métodos usados para analisar dados, a abrangência da estatística na prova pode contemplar questões em diversas áreas, não só restringindo-se à matemática. Ela pode aparecer em Ciências Humanas, como na parte de geografia.
Dentro de uma pesquisa realizada, os dados coletados são transformados em códigos descritivos. Usando como suporte gráficos, tabelas e outras informações, esses dados são apresentados.
Na prova de matemática, o professor Júlio Cesar esclarece: “Anualmente são em média duas ou três questões, apenas em matemática. É um ponto muito importante a ser observado. Para o fera, o desafio é ficar atento a como ela será abordada. Existem diferentes propostas a partir de uma estatística apresentada”.
Ainda de acordo com o docente, é imprescindível o candidato ficar atento a alguns tópicos na prova de matemática, como porcentagem, média, moda e mediana. “É Muito comum o Enem solicitar a resolução de questões baseadas nessas problemáticas. É importante o aluno ter conhecimento sobre como realizar cada uma das operações. Revisar bibliografia básica ajuda”, complementa Júlio.
Em entrevista ao LeiaJá, o docente apresentou a resolução de uma questão do ano de 2011 presente no Enem, que exige do candidato a compreensão de moda, mediana e média. Confira o enunciado da questão e depois o vídeo com a explicação:
Uma equipe de especialistas do centro meteorológico de uma cidade mediu a temperatura do ambiente, sempre no mesmo horário, durante 15 dias intercalados, a partir do primeiro dia de um mês. Esse tipo de procedimento é frequente, uma vez que os dados coletados servem de referência para estudos e verificação de tendências climáticas ao longo dos meses e anos. As medições ocorridas nesse período estão indicadas no quadro ao lado:
Na prova de Ciências Humanas é comum, também, a cobrança de questões que envolvem estatística. O professor de geografia do Colégio GGE, Carlos Lima, ressalta a importância da compreensão e análise de mapas, diagramas, tabelas e gráficos para resolver as questões.
“Nesses recursos é cobrada a interpretação de pontos como inflação, imigração, biomas, taxas de fecundidade e natalidade. Esses dados estatísticos representam fenômenos em que muitas vezes os números falam mais do que palavras”, comenta. Para o docente, é importante revisar provas antigas do Enem para ter noção de como é apresentado esse assunto na prova.
Durante a resolução, Carlos destaca a importância de compreender os números e resgatar o conhecimento geográfico. “Em sua maioria, as questões exigem uma análise simples. A questão numérica deve ser observada, mas, a diferença estatística entre os fatores apresentados pode determinar a resolução”, alerta. Para contribuir, o docente preparou a resolução de uma das questões mais recorrentes no Exame, confira: