Alongamentos podem ajudar a relaxar no Enem
Especialistas explicam como a prática de exercícios físicos podem ajudar o candidato a relaxar durante o Exame e evitar tensões musculares
Os candidatos que irão comparecer ao segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) têm uma difícil missão: responder 90 questões que envolvem Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias em cinco horas. O fera, além da ansiedade e cansaço mental, encara o cansaço físico.
Segundo a fisioterapeuta Rosângela Calheiros, os sintomas de cansaço e ansiedade podem ser reduzidos com alongamentos realizados um pouco antes da prova. “A partir do momento em que o candidato se exercita, o seu corpo libera substâncias favoráveis ao relaxamento muscular, fazendo com que haja uma menor probabilidade de tensionar a musculatura”, explica a especialista que indica aos estudantes realizar exercícios que envolvam os membros superiores e o pescoço.
Para o professor de educação física Pedro Neves, além da importância dos alongamentos, é interessante que os estudantes realizem exercícios de respiração que envolvam o aumento da respiração profunda e pausada. “É natural que os alunos estejam ansiosos e nervosos, pois a prova é algo importante para o futuro deles. A respiração acalma o candidato para que ele possa fazer a prova com mais tranquilidade”, garante o docente.
O corpo humano reflete as emoções
A yoga é uma técnica milenar que envolve o campo físico e emocional e é utilizada como ferramenta para atingir o estado de integração com a natureza e o universo, na qual o seu nome significa união.
“A prática tem vários passos, em que o trabalho a nível corporal traz benefícios para os sistemas do corpo humano, além do sono. Todo corpo é composto de memórias, portanto a prática ajuda a reorganizar ele e as emoções, no qual é possível ter mais tranquilidade e serenidade”, declara a instrutora de yoga Isis Cavalcanti.
Para o candidato que vai enfrentar as provas do Enem, a yoga pode ser utilizada como um exercício que, além de proporcionar um alongamento do corpo, possibilita que o estudante se mantenha tranquilo durante o Exame e continue focadonas questões.
“Só em o candidato conseguir estar conectado com a sua respiração, por exemplo, já ajuda a acalmar e trazer foco para solucionar as questões”, comenta a instrutora de yoga Paula Marques sobre o relaxamento trazido pela yoga com relação às práticas de respiração.
Em entrevista ao LeiaJá, as instrutoras apresentaram exercícios que podem ser feitos pelos candidatos, no qual o primeiro é indicado para ser feito antes do Enem e o segundo e terceiro durante o Exame. Confira: