Aprenda os principais assuntos de física para o Enem 2020
Entre os assuntos, professores destacam o tema 'mecânica'
Grande parte dos que desejam a tão sonhada aprovação na universidade, por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sabe que a prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias pode ser um desafio para quem não tem afinidade com números. Pensando nisso, o LeiaJá, em parceria com o projeto Vai Cair No Enem (@vaicairnoenem), entrevistou os professores de física Hugo Souza e Isaac Soares para explicar os assuntos que mais caíram nos últimos processos seletivos e como os alunos podem otimizar seu tempo de estudo.
O professor Isaac Soares explica como os alunos podem otimizar seu tempo, separando os conteúdos da disciplina que mais aparecem no Enem. “Podemos separar as áreas como: mecânica, que contempla cinemática, dinâmica, estática, hidrostática e hidrodinâmica; ondulatória, que abrange acústica e ondas; eletromagnetismo, que aborda elétrica e magnetismo; termologia, que inclui calorimetria e termodinâmica; e por último, óptica.”
O docente Hugo Souza alerta os candidatos sobre conteúdos de física que merecem atenção. “É importante o aluno ter um bom conhecimento na parte de mecânica, pois ela fornece uma base sólida para a compreensão de outros conteúdos. É importante estudar as áreas de eletrodinâmica e ondulatória que vêm caindo bastante”, orienta Souza.
Hugo ainda diz que, em 2019, houve um maior aparecimento dos conteúdos de óptica e termologia, assuntos que nos anos anteriores não tinha aparecido. Ele explica que “cinemática e dinâmica estão presentes todos os anos, em compensação, ondulatória e eletrodinâmica, que são conteúdos que caíram muito nos últimos exames, foram deixados um pouco de lado na prova do ano passado”, conclui.
O que estudar em cada área?
Segundo o levantamento do professor Isaac Soares, nos últimos cinco exames, o maior número de questões é na área de mecânica. Conforme o educador, nessa área os quesitos que mais aparecem trazem como tema principal energia mecânica e os movimentos uniforme e uniformemente variados.
O educador Hugo Souza explica o assunto: “Dentro de mecânica, teremos os conteúdos de cinemática e dinâmica, que compõem a base da mecânica clássica. Dentro desses conteúdos, é muito importante estudar os tipos de movimento, MRU, MRUV e movimento circular. Além disso, saber interpretar corretamente os gráficos cinemáticos é um ótima sacada.”
Conforme a pesquisa de Isaac, eletromagnetismo é o segundo assunto que mais cai nas provas do Enem. Hugo esclarece que “a área de eletromagnetismo é subdividida em eletrostática, eletrodinâmica e magnetismo".
"O conteúdo de eletrostática nunca aparece de forma isolada, porém, eletrodinâmica é um conteúdo que devem direcionar seu estudo para associação de resistores e circuitos residenciais", acrescenta o educador.
O levantamento ainda aponta que, nas últimas cinco provas, o assunto de termologia caiu bastante no Enem, ficando em terceiro lugar. Devido a isso, o professor Hugo Souza alerta que “dentro da área de termologia, é extremamente importante estudar os conteúdos de calorimetria e dilatação térmica, assim como, estudar a teoria cinética dos gases, conteúdo de termodinâmica relacionado a química”. Ele alerta que termologia pode aparecer na prova de história na parte de revolução industrial".
Dentro de óptica, segundo o professor Hugo, “é muito importante estudar o assunto de óptica da visão, que aparece frequentemente, além disso, é bom entender os fenômenos ópticos para tirar uma boa nota no Enem.”
De acordo com a pesquisa, ondulatória é o quinto assunto que mais cai no Exame. E para concluir, o educador Hugo Souza diz o seguinte: “Precisamos entender, principalmente, os fenômenos ondulatórios juntamente com a equação fundamental da ondulatória, e dentro do conteúdo de acústica, entender os fenômenos fisiológicos do som, efeito doppler, tubos sonoros e cordas vibrantes”, conclui.
O professor Isaac Soares enviou um vídeo ao projeto Vai Cair No Enem, produzido em parceria com o LeiaJá, resolvendo uma questão do Enem 2019 e dando algumas dicas. Confira: