'Pequeno Segredo' é indicado do Brasil ao Oscar 2017
Após série de polêmicas, 'Aquarius', do diretor pernambucano, Kléber Mendonça Filho, está fora da disputa
O Ministério da Cultura (MinC), divulgou nesta segunda-feira (12), em evento da Cinemateca Brasileira, em São Paulo, a lista dos filmes que irão concorrer ao Oscar 2017. Ao todo, estavam inscritos 16 filmes, entre eles 'Aquarius', do diretor pernambucano Kléber Mendonça Filho, mas quem levou a indicação brasileira foi 'Pequeno Segredo', de David Schurmann. O filme é uma ficção baseada em fatos reais, que narra a história da família Schurmann, conhecida por cruzar o mundo navegando, com ênfase na menina Kat, filha adotiva de Heloisa e Vilfredo Schurmann. O elenco é composto por tem Julia Lemmertz, Maria Flor, Fionnula Flanagan, Marcello Antony, Erroll Shand e Mariana Goulart.
A escolha se dá em meio a uma polêmica entre a equipe de Aquarius e o atual governo brasileiro. A contenda já incluiu a classificação indicativa do filme, que após muita reclamação foi reduzida de 18 para 16 anos; o protesto da equipe no Festival de Cannes, em que acusou o processo de impeachment como um golpe de Estado; e a retirada de outros filmes da disputa em solidariedade a Kléber Mendonça Filho.
O longa-metragem escolhido passará pelo processo seletivo da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pela premiação norte-americana, que selecionará os cinco filmes indicados ao Oscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira. A cerimônia de premiação será em 26 de fevereiro de 2017, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Confira a lista completa dos filmes brasielrios inscritos a representar o Oscar em 2017:
"A bruta flor do querer", de Andradina Azevedo e Dida Andrade
"A despedida", de Marcelo Galvão
"Aquarius", de Kléber Mendonça Filho
"Até que a casa caia", de Mauro Giuntini
"Campo Grande", de Sandra Kogut
"Chatô – O Rei do Brasil", de Guilherme Fontes
"Mais forte que o mundo – A história de José Aldo", de Afonso Poyart
"Menino 23: Infâncias perdidas no Brasil", de Belisario França
"Nise – O coração da loucura", de Roberto Berliner
"O começo da vida", de Estela Renner
"O outro lado do paraíso", de André Ristum
"O roubo da taça", de Caito Ortiz
"Pequeno segredo", de David Schurmann
"Tudo que aprendemos juntos", de Sérgio Machado
"Uma loucura de mulher", de Marcus Ligocki Júnior
"Vidas partidas", de Marcos Schetchman
O longa foi elegido pela comissão formada por Adriana Scorzelli Rattes, Bruno Barreto, Carla Camurati, George Torquato Firmeza, Luiz Alberto Rodrigues, Marcos Petrucelli, Paulo de Tarso Basto Menelau, Silvia Maria Sachs Rabello e Sylvia Regina Bahiense Naves. O último filme brasileiro indicado ao Oscar, na categoria de melhor filme de língua estrangeira, foi “Central do Brasil”, em 1999. Anterior a data, concorreram "O pagador de promessas" (1963), "O quatrilho" (1996) e "O que é isso, companheiro?" (1998).
Nas últimas edições outros filmes brasileiros também concorreram, entre eles "Que horas ela volta?", de Anna Muylaert, em 2016; "Hoje eu quero voltar sozinho", de Daniel Ribeiro, em 2015; "O som ao redor", de Kleber Mendonça Filho, em 2014; "O palhaço", de Selton Mello, em 2013; "Tropa de elite 2: O inimigo agora é outro", de José Padilha, em 2012; "Lula, o filho do Brasil", de Fábio Barreto, em 2011; e "Salve geral", de Sérgio Rezende, em 2010.
LeiaJá também
--> Diretor contesta classificação de 18 anos para 'Aquarius'
--> Estrelas de Aquarius conversam com o EstreiaJá
--> 'Aquarius' vence primeiro festival internacional
--> Kleber Mendonça posta carta aberta sobre comissão do Oscar