Organizar fotos vira hobby durante a pandemia

Veja histórias de quem revisitou momentos importantes por meio das fotografias na quarentena

por Alfredo Carvalho sex, 31/07/2020 - 17:34
Arquivo Pessoal As recordações da consultora de carreira Ana Chauvet e o filho, Luiz Arquivo Pessoal

Para vencer o tédio recorrente na quarentena, algumas pessoas estão revisitando fotos pessoais, álbuns de família e, com isso, relembrando momentos únicos. É o caso da consultora de carreira Ana Chauvet, 32 anos, que vem organizando as fotos de seu filho, Luiz. "Ver fotografias antigas é como retornar para o momento vivido e parar naquele instante", conta. "Fecho os olhos e consigo lembrar as sensações que passei. Me trouxe uma boa recordação, várias risadas e a sensação de que aproveitei e aproveito cada segundo com meu filho", complementa ela, que, para organizar as lembranças, solicitou aos familiares todas as imagens que eles tinham guardado para montar um novo álbum de família.

 A consultora de carreira Ana Chauvet e o filho, Luiz | Foto: Arquivo Pessoal

Hoje, o filho de Ana tem 3 anos. Ao rever as fotos, ela lembra de momentos específicos, como o nascimento, a dificuldade da amamentação, a transição para a mamadeira, a primeira refeição e de quando o pequeno começou a andar, além dos familiares que não estão mais presentes. "Lembrei também das viagens, festinhas no Carnaval. São muitos momentos lindos", recorda a consultora.

Outro que resolveu recordar alguns registros é o ator e músico Fábio Viecelli, 35 anos. Ele resolveu organizar várias de suas fotos no Google Photos. "É uma experiência nostálgica. Tem me ajudado a lembrar de que existe um mundo lá fora me esperando, com um monte de gente que eu amo", comenta ele, cuja coleção tem um pouco de tudo: trabalhos, ensaios, making-of, espetáculos, além de alguns registros de pré e pós-treino de crossfit.

No meio de tantas imagens, o ator lembra com carinho da última apresentação do espetáculo "Miranda", de Vladimir Capella, que encerrou antes da pandemia. Quando não consegue lembrar onde a fotografia foi feita, Viecelli recorre aos amigos para saber mais detalhes.

 Foto do espetáculo lembrado pelo ator Fábio Viecelli | Foto: Arquivo Pessoal

Dicas para organizar fotos

Não há uma regra definitiva para organizar fotografias. Cada profissional da imagem cria seu método de organização, e isso pode variar de acordo com o que se deseja arquivar. "O mais comum que já me deparei em agências e algumas vezes utilizo é o SKU [Stock Keeping Unit]. Nele, você pode criar uma pasta com um código e colocar dentro as fotografias específicas de um evento", explica o fotógrafo e professor do curso de Fotografia da Universidade Guarulhos (UNG) Daniel Herrera.

O critério de organização vai de acordo a necessidade de cada pessoa. Ele pode ser feito por data, ordem alfabética, estilo, entre outros. Para o meio digital, existem softwares que podem auxiliar o trabalho. "Existem ferramentas de organização, como os catálogos que podem ser gerados no Adobe Lightroom", orienta Herrera.

COMENTÁRIOS dos leitores