Conheça a vida e obra de Aleijadinho

Esta sexta-feira (18) marca os 208 anos da morte de um dos principais escultores do Brasil

por Matheus de Maio sex, 18/11/2022 - 18:47
Foto/Reprodução: Domínio Público Foto/Reprodução: Domínio Público

Antônio Francisco Lisboa (1730-1814), o Aleijadinho, nasceu na cidade de Vila Rica, atual Ouro Preto, em Minas Gerais. Existem controvérsias sobre sua data do  nascimento oficial do artistas que é o maior representante do barroco mineiro, mas a maioria dos pesquisadores afirma que o escultor nasceu no dia 29 de agosto de 1730.

Filho do português Manuel Francisco Lisboa, um mestre carpinteiro, e de Isabel, uma mulher escravizada. Aleijadinho iniciou sua alfabetização, aulas de latim e música com alguns padres de Vila Rica. Ainda criança, começou a esculpir observando o trabalho de seu pai.

Na segunda metade do século XVIII, graças ao ouro, construções ricas em pedra e alvenaria surgiram na região de Vila Rica. Foi nessa época, quando Minas Gerais era a vanguarda do movimento artístico da colônia, que Aleijadinho iniciou suas atividades como escultor e arquiteto.

Seu talento foi reconhecido após muito trabalho, devido ao fato de Aleijadinho ser mestiço. Muitos de seus trabalhos foram realizados para confrarias e irmandades de brancos. Por conta de sua cor, não foi permitido assinar nem sua obra nem os registros de pagamento.

Aleijadinho faleceu no dia 18 de novembro de 1814, em sua cidade natal. O escultor foi sepultado na Matriz de Antônio Dias, ao lado do altar da Confraria Nossa Senhora de Boa Morte.

COMENTÁRIOS dos leitores