Governo brasileiro pede à Venezuela respeito à democracia

Ministério das Relações Exteriores ressalta que é fundamental a existência da oposição e que todas as formas de violência política são condenáveis

por Nataly Simões qua, 20/06/2018 - 17:10

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil, Itamaraty, pediu ao presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, respeito à democracia. Em comunicado, o Itamaraty ressalta que é fundamental a existência da oposição e que todas as formas de violência política são condenáveis.  

“Ao reiterar sua mais firme condenação a todas as formas de violência política na Venezuela ou em qualquer outro país, o governo brasileiro apela ao governo venezuelano o respeito aos direitos inerentes às atividades da oposição, sem a qual não pode existir democracia", afirma o ministério, em nota.  

Itamaraty também demonstra preocupação com as suspeitas contra a deputada da oposição María Corina Machado. A ex-candidata à presidência foi cassada por fazer críticas ao governo Maduro e acusada de planejar um suposto atentado de um grupo de militares contra o presidente venezuelano.  

No começo deste mês, María Corina Machado se reuniu com o presidente da Colômbia, Iván Duque, para negociar articulações que favoreçam a liberdade política na Venezuela. Em julho de 2017, a deputada apresentou uma denúncia na Corte Penal Internacional (CPI) contra Maduro por crimes de tortura e segregação.  

COMENTÁRIOS dos leitores