SP: Butantan consegue patente de vacina contra dengue
Com registro concedido nos Estados Unidos, instituto poderá exportar a dose para o hemisfério norte
O Instituto Butantan, localizado na capital paulista, conseguiu patentear a produção da vacina contra a dengue nos Estados Unidos. O registro foi condedido pelo Escritório Americano de Patentes e Marcas e, com isso, a entidade poderá exportar a dose para o hemisfério norte, que também vem enfrentando casos da doença.
De acordo com o governo do estado, a terceira fase do estudo clínico da vacina, que começou em 2016, está sendo realizada em 14 centros de pesquisa espalhados por todas as regiões do Brasil. O objetivo é comprovar a eficácia da dose desenvolvida contra os quatro sorotipos do vírus da dengue. Até o momento, os testes indicam que a dose será segura para pessoas de dois a 59 anos. Assim que finalizada, o Instituto Butantan estará apto para pedir o registro à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O secretário estadual da Saúde, Marco Antonio Zago, destaca que além da vacina, é importante persistir no combate contra o mosquito Aedes aegypti, que é o transmissor do vírus causador da doença. “Felizmente, as taxas de proliferação caíram bastante e tendem a cair ainda mais com o inverno”, analisa.