Covid: 95% das internações são de pessoas não vacinadas

Pessoas sem a imunização completa são as mais suscetíveis a desenvolver a doença

por Rafael Sales seg, 27/09/2021 - 22:50
Flickr/Governo do Estado de São Paulo Flickr/Governo do Estado de São Paulo

De acordo com a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), um estudo baseado em resultados nacionais e internacionais mostra que mais de 95% das novas hospitalizações por Covid-19, são de pessoas que ainda não possuem o esquema vacinal completo, ou seja, sem as duas doses tomadas, ou dose única, caso o imunizante seja da Janssen.

Segundo dados da instituição, dentre as pessoas que desenvolvem a doença de forma grave entre os não vacinados, a maioria delas pertence a dois grupos específicos: pessoas com sistema imunológico enfraquecido e idosos. Este é um dos fatores que estão ligados diretamente ao plano de vacinação aderir a dose de reforço.

É importante lembrar que independente da vacina, seja ela Pfizer, AstraZeneca, Coronavac ou Janssen, existe um enfraquecimento quanto à eficácia seis meses após a aplicação da segunda dose e, mesmo que a taxa de proteção caia para todos os grupos de pessoas, os idosos acima de 70 e 80 anos ainda são os mais frágeis.

Faz oito meses desde que a primeira pessoa foi imunizada no Brasil. De lá para cá, o país possui mais de 144 milhões de vacinados com a primeira dose, número que corresponde a 67% da população,e 86 milhões com imunização completa, ou seja, 40% dos habitantes. Os dados são das Secretarias Estaduais de Saúde. 

COMENTÁRIOS dos leitores