Chuva: Sobe para 91 o número de pessoas mortas em PE

Cerca de cinco mil pessoas estão desabrigadas por conta das chuvas

por Jameson Ramos seg, 30/05/2022 - 13:39
Rodolfo Loepert/Divulgação/João Campos No momento, 26 pessoas seguem desaparecidas Rodolfo Loepert/Divulgação/João Campos

O Governo de Pernambuco confirmou no início da tarde desta segunda-feira (30) que o número de óbitos subiu para 91 pessoas que perderam a vida por conta das enchentes e deslizamentos desde a última quarta-feira (25), até as 8h da manhã de hoje.

No momento, 26 pessoas seguem desaparecidas. “Estamos trabalhando com força total, mobilizando os recursos disponíveis, buscando profissionais de vários estados do Brasil com especialidade em resgate em áreas de deslizamentos, além de suporte às áreas atingidas por terra, água e ar", diz o secretário de Defesa Social, Humberto Freire.

As forças de segurança, Defesa Civil, Exército e órgãos municipais estão atuando em 7 pontos de deslizamento da Região Metropolitana do Recife. São eles: Zumbi do Pacheco e Curado IV (Jaboatão dos Guararapes), Areeiro (Camaragibe), Monte Verde/Ibura, Barro e Guabiraba (Recife) e Paratibe (Paulista).

Desabrigados

Segundo balanço divulgado pela Central de Operações da Codecipe na manhã desta segunda-feira (30), cerca de cinco mil pessoas estão desabrigadas por conta das chuvas.

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) aponta que, apesar da redução no volume, as precipitações devem continuar, com intensidade moderada, até a próxima sexta-feira (03), na Região Metropolitana do Recife e na Zona da Mata, diminuindo no final de semana no litoral pernambucano.

Nesta manhã, a Defesa Civil do Estado reforçou o alerta sobre o alto risco de deslizamentos, uma vez que o solo já está bastante encharcado. Os maiores acumulados nas últimas 24 horas foram registrados nos municípios de Olinda (60 mm), Paulista (57 mm), Itapissuma (53 mm) e Recife (52 mm). 

Rios

A situação dos rios permanece estável. O nível de acúmulo nos pontos monitorados, sobre os quais foram emitidos avisos de alerta ou inundação já desceram ou estabilizaram, não havendo mais necessidade de aviso hidrológico.

COMENTÁRIOS dos leitores