Jarbas não vai se candidatar a presidente do senado
O senador informou a seus colegas que seu candidato é Luiz Henrique (PMDB)
O Senado Federal começa a se articular para escolher o presidente que vai suceder José Sarney e um dos nomes que estavam sendo cogitados é o do senador de pernambucano Jarbas Vasconcelos (PMDB), mas o peemedebista declinou da proposta e não quis se comprometer. Ele informou a seus colegas que não pretende disputar o cargo contra Renan Calheiros (PMDB). Jarbas diz que seu candidato é o senador e ex-governador de Santa Catarina, Luiz Henrique, que tem uma boa relação como Governo Federal.
O peemedebista se justificou declarando que se alguém da oposição como ele for o candidato a presidência da Casa perde a eleição. Há uma movimentação de Senadores do PMDB, PSDB, PDT e PSOL, que tentam impedir a volta de Renan Calheiros à presidência da Casa. Eles argumentam que sua candidatura é construída num círculo fechado sem dialogar com os parlamentares.
Segundo o senador Luiz Henrique, um dos concorrentes, há um consenso de que o presidente deve sair do PMDB e é preciso discutir além de nomes o programa, mas "o prato que será servido já está feito." O assunto foi discutido em um jantar oferecido por Jarbas na última terça-feira (6) aos seus pares em Brasília. O parlamentar que for escolhido para presidir o senado assumirá o cargo no dia 2 de fevereiro.
Renan que já foi presidente do senado teve que renunciar ao cargo em dezembro de 2007 por causa de denúncias de improbidade administrativa. Na época o senador passou por um processo de cassação de mandato, mas os aliados do então presidente Lula rejeitaram o pedido em votação realizada no plenário.