Trânsito e segurança são os maiores problemas do Recife

informações são da pesquisa do IPMN, encomendada pelo Portal LeiaJá

qua, 10/04/2013 - 00:01
Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo População do Recife convive diariamente com os congestionamentos Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo

O Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN) durante a pesquisa encomendada pelo Portal LeiaJá, que abordou os 100 dias de governo do prefeito Geraldo Julio (PSB) também questionou qual o principal problema da cidade do Recife. Nesse levantamento, 27,4% dos entrevistados apontaram o trânsito como o principal entrave, enquanto 19,4% respondeu ser a falta de segurança, outros 15,7% se queixaram das ruas esburacadas e 6,8% ressaltou o problema do recolhimento do lixo.

O tráfico de drogas também foi escolhido como um dos principais problemas da cidade por 4,8% dos entrevistados. A educação obteve 3,3%. O saneamento básico, problema já destacado pelo Portal LeiaJá no ano passado, ficou com 3,0%. Já a opção Tudo, registrou 2,8%; transporte 2,2%; falta d’água 2,1%; Mobilidade Urbana e o desemprego empataram com 1,6% cada um; poluição 1,5%; habitação 1,0%; outros 4,3%; não souberam ou não quiseram responder 2,6%.

Das inúmeras pesquisas realizadas pelo IPMN no ano de 2012, água não era um problema apontado pelos entrevistados. Desta vez, a pesquisa revela a água como um dos principais problemas da cidade. 

Alguns itens foram avaliados pelos recifenses e o principal ponto diz respeito ao trânsito/mobilidade, que foi considerado por 34% dos entrevistados como péssimo; já a limpeza urbana foi considerada regular por 41%. Outro assunto abordado trata da organização da cidade, o qual foi avaliado por 48% dos entrevistados como regular.

Perguntados sobre qual nota dariam para esses mesmos três itens, as avaliações foram abaixo da média. A Limpeza Urbana obteve 4,5, assim como a organização da Cidade 4,5. Já trânsito e mobilidade obteve nota 2,9. O interessante é que a pesquisa também abordou, junto à população, o que o prefeito precisa fazer pelo Recife.

São muitos os itens destacados, mas boa parte dos pesquisados, 20%, ressaltaram ser necessário melhorar o trânsito, assunto abordado na Agenda Recife 2012 realizada pelo LeiaJá que identificou, por exemplo, a má qualidade dos serviços de transportes públicos. Outro problema encontrado pelos participantes que obteve 14,8% de citação foi a importância de diminuir a violência e melhorar a segurança. Já 10% afirmaram ser preciso melhorar a saúde; 4,9% limpeza urbana; 3,6% pavimentação de ruas; 3,4% assinalaram melhorar a educação; 3,3% combater o tráfico de drogas e 3,2% afirmou que o que o prefeito precisa fazer é melhorar o transporte coletivo.

LeiaJá Também:

57% dos eleitores aprovam a gestão de Geraldo Júlio

Pesquisa revela imagem da gestão de Geraldo

Recifense mostra que tem boa memória eleitoral

Campanha ‘Eu Amo o Recife’ é conhecida pela população
 

 

A relação continua depois de elencar esses destaques, com 2,8% dos entrevistados dizendo ser preciso construir novos hospitais e clínicas. No levantamento Agenda Recife a população também se queixava  de alguns problemas na saúde da cidade como a falta de médicos, filas e omissão do poder público. Na análise de 100 dias é perceptível que o assunto ainda atrai olhares dos recifenses.

Além da saúde outros assuntos despertam interesse da população. A nova pesquisa aponta que 2,6% das pessoas escolheram melhorar as moradias; 2,5% solicitaram mais policiamento; 2,3% afirmaram ser necessário melhorar tudo do Recife. Outros 2,2% priorizaram a geração de emprego; 2,0% criar mais creches; 1,7% saneamento básico; 1,5% contenção de morros e barreiras e 1,1% abastecimento d’água. Além desses itens, 10% dos entrevistados levantarem Outros assuntos.

COMENTÁRIOS dos leitores