Pacto governamental e situação da Sudene marcam semana

Deflagração da 16ª fase da Operação Lava Jato também foi destaque

por Giselly Santos sab, 01/08/2015 - 07:14

Os últimos sete dias foram agitados na política nacional e local. Entre os fatos, o que mais marcou o período foi o “pacto de cooperação” firmado entre a presidente Dilma Rousseff (PT) e os governadores do país na última quinta-feira (30). Além disso, a posse de João Paulo e a suspensão das atividades da Sudene, a 16ª fase da Lava Jato e as articulações dos partidos para as eleições de 2016 também foram destaque. 

No encontro entre Dilma e os gestores estaduais, um apoio mútuo foi firmado entre os chefes dos Executivos. Com o “pacto”, o principal objetivo é evitar que sejam aprovadas as propostas no Congresso Federal que preveem aumento de despesas. O legislativo retoma as atividades na próxima segunda-feira (3) e promete avaliar, no segundo semestre, temas como o pacto federativo e a reforma tributária.

Nessa sexta-feira (31), a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) conquistou a autorização para retomar as atividades no prédio em que funciona. O edifício foi evacuado pela Justiça Federal na última terça-feira (28), logo após o petista João Paulo assumir o comando da autarquia. O prédio ficou fechado por três dias. 

Apesar do imbróglio em relação ao edifício, a posse de João Paulo foi recheada de festa. A primeira pela “retomada do PT ao poder” e outra em defesa da presidente Dilma. Na cerimônia, João Paulo foi aclamado a retornar para a Prefeitura do Recife em 2016 enquanto dividia a mesa de honra com o prefeito e virtual adversário Geraldo Julio (PSB)

Os prefeitos que compõem a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) também se reuniram nesta semana para debater estratégias visando amenizar os impactos da crise econômica nacional nas gestões municipais. O vice-prefeito de São Lourenço da Mata, Gino Albanez (PSB), foi um dos que participou do encontro. Ele vai assumir o comando da cidade até o dia 15 de agosto, já que o atual prefeito, Ettore Labanca (PSB), vai integrar a equipe do governador Paulo Câmara (PSB). Albanez, apesar de aliado de Labanca, afirmou que vai “reorganizar” a cidade e imprimir sua marca de gestão.  

Uma nova rodada da do projeto Pernambuco de Verdade da bancada de oposição ao governo na Assembleia Legislativa (Alepe) também aconteceu esta semana. Na última quarta-feira (29), eles visitaram as cidades de Caruaru, Gravatá e Vitória, no Agreste. As principais falhas encontradas pela bancada foram na área da saúde. Eles apontaram precariedade no serviço em alguns hospitais e a paralisação em obras. O governo rebateu todas as denúncias.  

Lava Jato

A Polícia Federal deflagrou na última terça-feira (28) a 16ª fase da Operação Lava Jato, batizada de Radioatividade. O foco das investigações foram contratos firmados por empresas como a Eletronuclear, uma subsidiária da Eletrobras. O presidente licenciado da Eletronuclear, Othon Luiz Pinheiro da Silva, e o empresário Flávio Barra, presidente da AG Energia, foram presos na nova fase

No mesmo dia, o deputado federal Eduardo da Fonte apresentou à sua defesa nas investigações da Lava Jato. Foram enviados à imprensa comprovantes de depósitos bancários feitos pelo cliente Prime Refeições e Lanches LTDA na conta da empresa da família do deputado que motivaram a realização da investigação.

Além disso, nesta semana também foram negados os rumores de que o ex-deputado federal Pedro Corrêa apresentaria um pedido de delação premiada à Justiça Federal sobre as investigações. Segundo a defesa, não existem intenções para que seu cliente dê depoimento sobre o caso. 

Eleições 2016

Apesar de estarmos a pouco mais de uma ano e dois meses das eleições de 2016, muito partidos têm se articulado para o pleito. Esta semana, o PSB de Pernambuco anunciou que iniciaria um giro pelo estado com as Agendas 40 para filiar novos socialistas e articular candidaturas. Além disso, a legenda também alterou o comando da legenda em Petrolina, o que gerou imbróglios. 

O PSB não foi o único partido a anunciar posicionamentos nesta semana. O PTB pontuou o desejo de disputar o comando da Prefeitura do Recife, o PSC disse que não faria coligações para as chapas proporcionais e rodaria o estado para a realização de seminários e o PPS lançou pré-candidatura para a Prefeitura de Olinda. 

COMENTÁRIOS dos leitores