Humberto alinha pauta política com Berzoini e Rui Falcão
Representantes do governo se reuniram para tentar amenizar o impacto da reforma ministerial na bancada e alinhar os discursos
Com a conjuntura nacional repleta de altos e baixos para o Governo Federal, o líder do PT no Senado, Humberto Costa, reuniu-se, na noite dessa segunda-feira (28), com o presidente nacional do PT, Rui Falcão, e o ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini. Segundo o parlamentar, o encontro durou mais de três horas e os representantes da gestão debateram com os senadores temas como a reforma administrativa e a apreciação dos vetos presidenciais, marcada para esta quarta (30).
A reunião aconteceu na tentativa de afinar os discursos do PT tanto no Senado quanto no governo, principalmente diante da perda de alguns espaços representativos da legenda na máquina federal para partidos da base. "Todos esses aspectos que vêm sendo tratados nos últimos dias foram abordados: a negociação com o PMDB, as mudanças de posições do PT dentro da Esplanada, com a perda de alguns espaços, tudo isso foi discutido”, detalhou Humberto.
Para o senador, os petistas vão entender as articulações do Palácio do Planalto. “Obviamente, na política, nós não só queremos preservar espaços como ampliá-los. Mas acredito que o PT entenderá que, num novo contexto ministerial, será preciso ter um primeiro escalão mais representativo da base de sustentação no Congresso e que garanta a governabilidade", ponderou.
Já para a apreciação dos vetos presidenciais foram definidas estratégias para a manutenção dos vetos feitos pela presidenta Dilma Rousseff e o avanço dos projetos de interesse do Governo e do partido no Senado. Na madrugada da última quarta-feira, o Congresso Nacional manteve, com votos contrários da oposição, 26 vetos da presidenta Dilma. Outros seis que estavam na pauta, incluindo o veto ao reajuste de até 78% aos servidores do Judiciário, serão examinados esta semana.