Bolsonaro pode receber título de cidadão recifense

No argumento para a entrega da distinção não consta feitos ou ligações do presidente eleito com o Recife

por Taciana Carvalho sex, 30/11/2018 - 15:10
Brenda Alcântara/LeiaJáImagens/Arquivo Brenda Alcântara/LeiaJáImagens/Arquivo

Após a Câmara Municipal do Recife causar polêmica ao aprovar o título de cidadão recifense ao pastor Silas Malafaia, a Casa José Mariano protagoniza mais uma discussão por causa da tramitação de um projeto de decreto legislativo [35/2018] com o objetivo de conceder a mesma honraria ao presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL).

Não parando por aí, os vereadores também podem aprovar outra proposta [34/2018] para que o futuro vice-presidente do militar, general Hamilton Mourão (PRTB), também passe a ser considerado um cidadão da capital pernambucana.

A concessão do título a Bolsonaro, de iniciativa da Comissão Executiva da Mesa Diretora, já deve ser encaminhada ao plenário na próxima semana. Serão necessários os votos de 24 dos 39 vereadores para aprovar os projetos. Se for autorizado, a etapa seguinte é marcar a data para a entrega do título.

O projeto, no entanto, pode barrar na resistência de vereadores como a petista Marília Arraes, que vem mostrando sua preocupação com o futuro governo Bolsonaro, Jairo Brito (PCdoB) e Ivan Moraes (PSOL).

De acordo com o segundo parágrafo do artigo 414 do Regimento Interno da Câmara, que versa sobre a concessão de Títulos Honoríficos, a honraria é concedida “em virtude de relevantes serviços, comprovadamente prestados ao Recife ou à sua gente, por via de projeto de decreto legislativo”. No entanto, no argumento para a entrega da distinção a Mourão e a Bolsonaro não constam feitos ou ligações dos dois com o Recife, apenas destaca a trajetória de cada um.

COMENTÁRIOS dos leitores