Em evento do TSE, diplomatas votam em urnas brasileiras
Organismos internacionais e representantes das embaixadas acompanharam todo o sistema eleitoral eletrônico
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) convidou diplomatas de 68 países e dois organismos internacionais para conhecer de perto o processo eletrônico de votação. O órgão realizou uma votação fictícia na qual os representantes utilizaram as urnas eletrônicas e acompanharam o processamento dos votos.
Um grupo de 57 diplomatas participou da “Sessão Informativa para Embaixadas: o sistema eleitoral brasileiro e as Eleições 2022”, nessa terça-feira (31), e tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e questionamentos sobre as etapas da votação no Brasil.
Os “eleitores” escolheram o time que consideravam ser o melhor do Brasil e votaram em duas urnas eletrônicas. O clube eleito foi o Flamengo, com 21 votos, equivalente a 36,64% do eleitorado. Pelo índice da votação, a disputa seria decidida no segundo turno.
O TSE avaliou a experiência como positiva e explicou que “os visitantes acompanharam com curiosidade a impressão do Boletim de Urna e as explicações sobre o caminho do voto a partir da seção eleitoral até a totalização na Corte Eleitoral, em Brasília”.