BTG: Desempenho de Lula empata com a soma dos concorrentes

O petista alcançou 45% das intenções de voto, enquanto a soma do desempenho de Jair Bolsonaro (PL) com os demais concorrentes atingiu 47%. A diferença configura um empate dentro da margem de erro

seg, 22/08/2022 - 09:52
Divulgação/Ricardo Stuckert Lula fala com apoiadores Divulgação/Ricardo Stuckert

A pesquisa BTG/FSB, publicada nesta segunda-feira (22), deu mais confiança ao eleitor de Lula (PT) na disputa à Presidência. A soma do desempenho de Jair Bolsonaro (PL) com os demais concorrentes atingiu 47%, enquanto o ex-presidente atraiu 45% das intenções de voto. 

O estudo colocou o petista como o líder das projeções na modalidade estimulada, quando os eleitores recebem uma lista com o nome dos candidatos. Bolsonaro conseguiu arrancar dois pontos percentuais e oscilou dentro da margem de erro para 36%. 

Ciro Gomes (PDT) caiu para 6%, seguido por Simone Tebet (MDB), com 3%. Os candidatos Vera Lúcia (PSTU) e Pablo Marçal (PROS) somaram 1% e os demais não pontuaram. 

Brancos e nulos foram 2%, eleitores que não vão votar representam 4% e outros 3% disseram que ainda não fez sua escolha ou não responderam. 

Na modalidade espontânea, quando os entrevistados não recebem a lista dos candidatos, Lula (PT) se manteve na frente com 41% das intenções de voto. Bolsonaro (PL) aparece em seguida, com 34%. Ciro (PDT) foi mencionado por 4% e Tebet (MDB) por 2%. Os demais concorrentes somaram 1%, brancos e nulos foram 3%. Outros 3% disseram que não vai votar, enquanto 12% ainda não sabe ou não respondeu. 



Segundo turno

A BTG/FSB também projetou cinco cenários para o segundo turno, com a vitória de Lula em suas participações. Na principal rivalidade, o petista seria eleito com 52% contra 39% de Bolsonaro. Caso fosse com Ciro, ele venceria por 49% contra 30% do representante do PDT. Na disputa com a senadora, Lula sairia vitorioso com 53% dos votos, enquanto Tebet teria 25%. 

Sem a participação de Lula no segundo turno, Bolsonaro seria derrotado por Ciro, que foi citado por 47%, enquanto o atual presidente obteve 40%. O atual presidente ainda empataria com Tebet, com 42%. 

A BTG/FSB ouviu dois mil eleitores por telefone entre a sexta (19) e o domingo (21). A margem de erro é de dois pontos percentuais e o índice de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o protocolo BR-00244/2022. 

COMENTÁRIOS dos leitores