Samsung e Nokia têm queda nas vendas de celulares
Empresas declinaram no terceiro trimestre do ano; por outro lado, vendas da concorrente Apple cresceram quase 26% no mesmo período
Dois em cada três dos 456 milhões de telefones celulares que foram vendidos no terceiro trimestre de 2014 são smartphones segundo a Gartner, companhia de pesquisas em tecnologia. As vendas de feature phones, aparelhos mais simples e sem os diferenciais dos smarts, apresentaram queda de 25%. Segundo a companhia, o declínio nas vendas dos celulares menos sofisticados pode ser explicado pelo preço acessível dos dispositivos com processador Android e da baixa diferença de custo entre esses smartphones e celulares mais simples.
Apesar do alto número de vendas, a Samsung, maior representante desse segmento de mercado, apresentou queda de 19,7% nas vendas de aparelhos. O levantamento da Gartner ainda apontou que a queda na venda dos smartphones da marca foi mais acentuada em países na Ásia e na Europa Ocidental. A baixa nas vendas também foi registrada pela Nokia, em segundo lugar nas vendas de aparelhos celulares em todo o mundo. A empresa sofreu uma queda de 30% na comercialização de smartphones em comparação ao ano anterior.
Já a Apple, em terceiro lugar no ranking, apresentou crescimento no terceiro trimestre. Ainda segundo a Gartner, a venda de smartphones da empresa subiu cerca de 25,9 pontos percentuais somente no terceiro trimestre do ano. Para os analistas da companhia, o crescimento da Apple pode, num futuro próximo, levar a empresa à liderança nas vendas unitárias de aparelhos. Segundo análise da companhia de pesquisas, o sucesso da marca norte-americana pode ser associado ao lançamento simultâneo de dois aparelhos large screen, o Iphone 6 e o Iphone 6 Plus, neutralizando a vantagem dos concorrentes Android.