Vendas de tablets caem 32% no Brasil
Em 2016, foram vendidos aproximadamente 4 milhões de unidades
Pelo segundo ano consecutivo, o mercado brasileiro de tablets teve queda. Em 2016, foram vendidos aproximadamente 4 milhões de unidades, ou seja 32% a menos do que em 2015, quando foram comercializados cerca de 5,8 milhões de dispositivos. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (10) pela consultoria IDC.
Segundo a IDC, do total de tablets vendidos no ano passado, apenas 26,5 mil foram notebooks com telas destacáveis. "Em 2016, passado o boom de vendas de tablets, 80% do mercado ficou dominado por três empresas que resistiram ao período de crise e à canibalização destes dispositivos. Isso deixou o setor mais saudável e com produtos que oferecem melhor experiência de uso ao consumidor", diz o analista de mercado da IDC Brasil, Wellington La Falce.
Ainda de acordo com o estudo da IDC, os produtos colocados à venda em 2016 ficaram numa faixa de preço apenas 3% maior do que no ano anterior. “Em 2015, os tablets custavam, em média, R$ 500. No ano passado, os preços ficaram na faixa de R$ 513”, completa La Falce. A expectativa é que o mercado chegue à marca de 3,7 milhões de dispositivos vendidos em 2017, ou seja, 7% a menos do que em 2016.