App contraceptivo é acusado por causar gravidez indesejada
Natural Cycles foi denunciado ao órgão regulador médico na Suécia depois que 37 mulheres que usavam o app como método contraceptivo realizaram abortos
O aplicativo contraceptivo Natural Cycles, que é usado por centenas de milhares de mulheres, foi denunciado ao órgão regulador da saúde sueco depois que dezenas de usuárias alegaram que o serviço foi culpado por vários casos de gravidez indesejada.
Os médicos do Hospital Geral de Estocolmo, na Suécia, notificaram o órgão regulador da saúde depois que 37 mulheres, que utilizavam o aplicativo como método contraceptivo, realizaram abortos nos últimos quatro meses de 2017.
O Natural Cycles afirma ser o único aplicativo de controle de natalidade certificado na Europa. O serviço usa a temperatura corporal da mulher para medir a fertilidade. As usuárias inserem a informação na plataforma, que compara suas leituras com as do seu conjunto de dados. Para isso, é preciso utilizar um termômetro basal.
Se o aplicativo determinar que é seguro ter sexo desprotegido, ele mostrará um sinal verde no calendário. No restante dos dias, as usuárias precisam encontrar uma fonte alternativa de contracepção, como preservativos, a pílula e dispositivos intra-uterinos. O serviço custa US$ 6,99 por mês.
Comercializado como uma maneira alternativa aos hormônios, sem efeitos colaterais desagradáveis associados a outros métodos anticoncepcionais, o aplicativo tornou-se bastante popular e tem 700 mil assinantes ativos. O serviço é indicado apenas para mulheres com mais de 18 anos.
Um porta-voz da empresa disse que o aplicativo tem uma taxa de acerto de 93%. "À primeira vista, os números mencionados na mídia não são surpreendentes dada a popularidade do aplicativo e nossas taxas de eficácia. À medida que a base de usuários aumenta, a quantidade de mulheres que usam o aplicativo e mesmo assim engravidam é uma realidade inevitável", disse ele.
"Nós gostaríamos de tranquilizar a comunidade médica e o público de que o aplicativo é uma forma de contracepção efetiva, clinicamente comprovada, que centenas de milhares de mulheres em todo o mundo confiam como seu controle de natalidade para prevenir ou planejar uma gravidez", completou.
LeiaJá também
--> Falha expõe dados de 31 milhões de usuários de app popular