Inep anula questão da prova do Enem PPL
Medida também é válida para a reaplicação do Exame
O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta quinta-feira (19), que foi anulada uma questão do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade e sob medida socioeducativa (Enem PPL). As provas, que também incluíram os participantes da reaplicação, foram realizadas nos dias 10 e 11 de dezembro.
Segundo informações do MEC, a questão anulada é de matemática. “O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) identificou que o item 166 do caderno azul fez parte da prova do Enem PPL/reaplicação de 2018 (questão 156 do caderno azul). A anulação de um item, ou mesmo a aplicação de provas com itens diferentes, não compromete o processo de estimação da nota das participantes”, informou a pasta.
Com mais de 46 mil inscrições, as provas do Enem PPL tiveram, no primeiro dia, questões de Ciências Humanas, Linguagens e redação. Já no segundo e último dia do processo seletivo, foram abordados quesitos de Ciências da Natureza e matemática.
O MEC, além de divulgar a anulação, reforçou que o Exame para reeducandos e socioeducandos possui o mesmo nível da versão tradicional. “As provas do Enem PPL têm o mesmo nível de dificuldade do Enem regular. A única diferença é a aplicação, que acontece dentro de unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelos respectivos órgãos de administração prisional e socioeducativa de cada unidade da Federação. Só podem participar aqueles que assinam Termo de Adesão, Responsabilidade e Compromisso, por meio de um sistema on-line”, detalhou o Ministério.