Funcionária do Santander é diagnosticada com coronavírus

Bancária recebeu diagnóstico clínico e está em isolamento, mas unidade em que trabalha permanece funcionando

por Katarina Bandeira seg, 30/03/2020 - 10:31
Júlio Gomes/LeiaJáImagens Protocolo adotado pelo banco Santander será apenas de higienização do local Júlio Gomes/LeiaJáImagens

Uma funcionária da agência Iputinga, do banco Santander, recebeu o diagnóstico clínico de infecção pela COVID-19. A mulher, que não foi identificada, trabalha como bancária na avenida Caxangá e, por não haver testes disponíveis, foi orientada a ficar em isolamento social em sua residência após a confirmação clínica de que estaria com a doença. 

De acordo com o Sindicato dos Bancários de Pernambuco, a mulher está isolada desde a última quinta-feira (26). “A bancária é integrante do grupo de risco por ser asmática e teve seu quadro inicial de irritação na garganta agravado ao longo da semana. Ela utilizou o aplicativo disponibilizado pela Prefeitura do Recife e recebeu orientação para procurar atendimento hospitalar”, diz o órgão.

O diagnóstico foi realizado no Hospital Santa Joana, porém, mesmo com a confirmação do caso agência e os bancários que atuam na unidade não entraram em quarentena. De acordo com o decreto Nº 48.834, de 20 de março, os bancos e serviços financeiros, inclusive lotéricas, foram considerados serviços essenciais em Pernambuco, mas acendeu um alerta sobre esquema de funcionamento das agências.

O protocolo adotado pelo banco Santander será apenas de higienização do local. O Sindicato dos Bancários de Pernambuco voltou a pedir o fechamento dos bancos no Estado, tendo em vista a exposição dos bancários aos riscos de infecção pelo novo coronavírus. Mas, até o momento, o funcionamento das agências permanece.

COMENTÁRIOS dos leitores