CPI das Próteses quer esclarecimentos sobre fraudes

Serão ouvidos representantes do Ministério da Saúde, Anvisa e ANS

sex, 10/04/2015 - 13:42
Jefferson Rudy/Agência Senado Senadores Magno Malta e Humberto Costa, respectivamente presidente e relator da CPI das Próteses Jefferson Rudy/Agência Senado

A CPI do Senado que investiga denúncias de fraudes de implantes de próteses, órteses e outros materiais especiais deve ouvir na terça-feira (14) representantes do Ministério da Saúde, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Os depoimentos foram solicitados pelo senador Humberto Costa (PT- PE), relator da comissão. Para ela, as reportagens divulgadas na imprensa revelaram que os delitos contavam com a participação de médicos, empresas e distribuidores. O colegiado também busca apurar uma suposta “fábrica de liminares”, que adulterava documentos e os submetiam ao Poder Judiciário para forçar sistemas de saúde a implantarem os materiais nos pacientes com o objetivo de auferir indevidamente ganhos financeiros.

Humberto Costa destacou que “são de alarmar os casos que envolvem desde implantes desnecessários, bem como inserção de materiais vencidos ou mesmo a danificação proposital de materiais já insertos em pacientes”. Apenas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), estima-se que no Brasil são realizadas 7 milhões de cirurgias por ano que utilizam esses artefatos médicos.

Com informações da Agência Senado.

 

COMENTÁRIOS dos leitores