Eduardo Cunha anuncia criação das CPI's do Carf e da Fifa
Novas comissões serão instaladas no início das atividades legislativas em fevereiro
O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB), anunciou que serão criadas duas Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) em fevereiro. A primeira delas será para investigar um suposto esquema de extinção de débitos tributários no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), órgão do Ministério da Fazenda onde contribuintes recorrem contra multas. Já a segunda tratará de denúncias de corrupção contra dirigentes da Federação Internacional de Futebol (Fifa).
“A CPI do Carf é a primeira da fila. Não tem nenhuma escolha minha”, declarou Cunha. O novo colegiado será instalado após o fim da CPI dos Maus-Tratos de Animais, que encerra na quarta-feira (3). Enquanto a CPI da Fifa será criada após o término da CPI do BNDES, na semana seguinte ao Carnaval.
De acordo com o presidente, as votações no Plenário da Câmara começam na próxima quarta-feira (3), em sessão extraordinária após as 17 horas, e prosseguirão na quinta-feira (4) pela manhã. Ele disse que a ideia é votar as três medidas provisórias (MPs) que trancam a pauta.
O presidente da Câmara também pretende protocolar na terça-feira (2) os embargos em relação à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre as regras do processo de impeachment de presidente da República.
*Com informações da Agência Câmara