Instalação da CPI das Obras Inacabadas em Olinda é adiada

Requerimento não foi lido por falta de quórum

por Giselly Santos ter, 01/03/2016 - 13:46

O presidente da Câmara dos Vereadores de Olinda, Marcelo Soares (PCdoB), adiou para a próxima quinta-feira (3) a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai apurar possíveis irregularidades nas obras executadas pela prefeitura. A previsão inicial era de que o colegiado fosse instalado nesta terça (1º), no entanto, por falta de quórum não foi possível deliberar sobre o assunto. 

Apenas seis vereadores estavam presentes na sessão, pelo regimento da casa seria necessária a presença de pelo menos sete parlamentares para a leitura do requerimento. Para o vereador Jesuíno Araújo (PSDB), o adiamento é reflexo de uma manobra do presidente e dos vereadores que compõem a base do governo. “Existiam seis vereadores e teria quórum suficiente para abrir a sessão, mas por uma manobra do presidente a sessão foi encerrada. Vamos ter que esperar para quinta-feira”, observou. 

O líder da oposição na Casa, Arlindo Siqueira (PSL), protocolou o pedido para a instalação da CPI no último dia 23. O requerimento para a instalação da CPI, segundo a bancada, foi baseado no Relatório de Demandas Externas (nº 00215.000456/2012-04) da Controladoria Geral da União (CGU) e do Ministério Público Federal (MPF), que apontam "situações presumidamente irregulares" nas obras, desde o processo de licitação dos serviços até a execução e o andamento das obras. 

COMENTÁRIOS dos leitores