Recifense teme administração de João e admira Geraldo

Dados do IPMN deste sábado apontam que uma nova gestão do petista é temida por 23,3%. Em contrapartida, Geraldo lidera quesitos como admiração e confiança com mais de 30 pontos percentuais

por Giselly Santos sab, 01/10/2016 - 12:00
Líbia Florentino/LeiaJáImgens/Arquivo Sentimento dos eleitores não beneficia João Paulo Líbia Florentino/LeiaJáImgens/Arquivo

O sentimento do eleitorado em relação aos oito prefeituráveis no Recife também foi aferido pelo novo estudo do Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau, encomendado pelo Portal LeiaJá em parceria com o Jornal do Commercio, divulgado neste sábado (1º). A um dia do pleito, os recifenses entrevistados apontaram quem mais temem que assuma o comando da gestão municipal, confiam, admiram ou indicam para “construir um futuro melhor” para a cidade.

O ex-prefeito João Paulo (PT) mantém a liderança quando o IPMN afere o quesito medo, oscilando levemente dos 24% apontados na última quinta-feira (29) para 23,3%. O prefeito e postulante à reeleição, Geraldo Julio (PSB) sai dos 14% e passa a ser temido por 12,9% enquanto Pantaleão que antes havia sido citado por 7% agora tem 0,5% a mais. 

O tucano Daniel Coelho passou a despertar o medo de 7% da população, antes era 5%. Edilson Silva (PSOL) declinou de 4% para 3,6% e Priscila Krause (DEM) que antes havia sido mencionada por 2% dos recifenses, agora é temida por 1,7%. Simone Fontana (PSTU) é citada por 0,9% e Carlos Augusto (PV) por 0,7%. A parcela de entrevistados que não tem medo da administração de nenhum dos oito candidatos soma 38,8%.   

Já nos aspectos positivos, Geraldo passa a liderar o sentimento dos eleitores. Na indicação para “construir um futuro melhor”, o prefeito é citado por 39,7% e João Paulo 23,5%. Daniel Coelho configura o terceiro lugar neste ponto, com 14,1% da preferência, Priscila tem 2,3% e o psolista 1%. Já o verde e Pantaleão são citados por 0,1% cada. Os que não apontariam nenhum destes candidatos para a função correspondem a 15,7% e outros 3,4% não souberam responder.

Entre os mais confiáveis, Geraldo é mencionado por 36,6% dos recifenses que respondera ao IPMN e João Paulo por 23%. O tucano tem a confiança de 12,5%, democrata de 2,1% e Edilson de 0,9%. Enquanto Carlos Augusto e Pantaleão aparecem com 0,1% de confiança cada. A ausência de confiança diante destes prefeituráveis é apontada por 22,7% já 2% não responderam ao questionamento.

A admiração dos eleitores para com os políticos também fez parte do levantamento que foi às ruas nos dias 29 e 30 de setembro. Geraldo Julio é admirado por 36,5% da amostragem e João Paulo 23,9%.  Daniel conquistou a admiração de 13,4%, Priscila de 2,2% e Edilson de 1%. O verde bem quisto por 0,2% e Pantaleão 0,1%. Para 20,6% nenhum destes postulantes são admirados. 

A pesquisa do IPMN foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número PE-02437/2016, no dia 23 de setembro. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais.

LeiaJá também

--> Aprovação da gestão de Geraldo oscila para baixo

--> Gestão de Câmara permanece com avaliação regular 

--> IPMN: Geraldo abre mais de 15 pontos acima de João Paulo

 

COMENTÁRIOS dos leitores