A Orquestra Ouro Preto (cidade do interior de Minas Gerais) iniciou uma série de apresentações em homenagem a um dos mais importantes músicos pernambucanos: Alceu Valença, que em 2012, comemora 40 anos de carreira. É o espetáculo Valencianas, que já aconteceu em Ouro Preto, Belo Horizonte e no Rio de Janeiro, com a participação especial do compositor, e que chega, no segundo semestre, ao Recife, Brasília, São Paulo e outras capitais.
Regida pelo Maestro Rodrigo Toffolo, a Orquestra Ouro Preto apresenta um recorte na obra de Alceu Valença que, pela primeira vez, tem suas canções adaptadas para a música de concerto. São, ao todo, treze canções escolhidas e executadas com a preocupação de manter a essência da sonoridade do cantor e compositor. Anunciação, Tropicana, La Belle Du Jour e Sete Desejos estão no repertório e ganharam arranjo orquestral, assim como Ladeiras, que une artisticamente as ladeiras de Olinda e Ouro Preto, ambas cidades históricas.
A Orquestra Ouro Preto foi criada em maio de 2000 e desde então desenvolve um repertório diversificado em gênero e épocas. Além dos concertos periódicos em Ouro Preto, a Orquestra já se apresentou em diversas cidades do país e do exterior. Em seu legado, destaca-se também a gravação e o lançamento do disco "Latinidades", que foi indicado ao Grammy Latino em 2007, na categoria melhor disco instrumental. Para Alceu Valença, "este projeto representa uma nova vertente na minha carreira”.
Confira parte de uma apresentação no vídeo, gravada por uma pessoa do público: