Desde que foi criado. Em 1991, o prêmio de melhor jogador do mundo, organizado pela FIFA, nunca foi dado a um atleta que não atuasse na Europa. Em 2011, o atacante Neymar, do Santos, está na primeira lista, que reúne 50 nomes que serão votados por treinadores e capitães de seleções que vão definir quem será o melhor jogador deste ano.
Por duas vezes jogadores que atuavam no Brasil chegaram perto do título. Capitão e camisa 10 do São Paulo que conquistou o mundial de clubes, em Tóquio, Raí ficou na 10ª colocação, em 1992. Juninho Paulista, também defendendo o São Paulo ficou no oitavo lugar, em 1995.
Acho muito difícil que Neymar consiga quebrar esse tabu e vença a eleição deste ano. Ainda mais com Messi mantendo o bom futebol que o fez ganhar as duas últimas edições do prêmio. Provavelmente o argentino levará novamente a taça para Barcelona.
Sim. Neymar um dia será eleito melhor jogador do mundo pela FIFA. Isso acontecerá quando ele estiver atuando fora do país. Se continuar com o bom futebol e não ficar mais vaidoso do que já é, o jovem astro do Santos tem tudo para ficar no mesmo grupo de Romário, Ronaldos Nazário e Gaúcho, e Rivaldo como brasileiros a serem eleitos melhores do mundo em uma temporada.