Preservando o meio ambiente e enriquecendo a biblioteca

Alunos coletam e vendem plástico e papel, e com o dinheiro, compram livros

por Nathan Santos | ter, 26/06/2012 - 14:46
Compartilhar:
Foto: Arquivo da escola Rafael Pinto Bandeira - reprodução do site do MEC A atividade envolve também as disciplinas da grade de ensino tradicional

Coletar e vender plástico e papel. Com o dinheiro arrecadado, alunos compram livros para a biblioteca da escola em que estudam. Essa é a iniciativa dos integrantes do projeto “As Pequenas Ações Transformam Vidas”, em que estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Rafael Pinto Bandeira, de Vila Lângaro, município a 327 quilômetros de Porto Alegre, realizam ações que preservam o meio ambiente e ainda enriquecem a biblioteca do estabelecimento educacional.

De acordo com o site oficial do Ministério da Educação (MEC), que divulgou a iniciativa dos alunos, a diretora da escola, Ana Cristina Bassegio, explica que “o objetivo é tornar o meio ambiente cada vez melhor e os alunos, comprometidos com a vida, a natureza e a melhoria dos ambientes com os quais convivem”. Participam do projeto estudantes que estão na educação infantil até os alunos da oitava séria do ensino fundamental.

A atividade envolve também as disciplinas da grade de ensino tradicional. Nas aulas de matemática, por exemplo, os alunos resolvem problemas a partir dos dados obtidos com a pesagem do material coletado, já nas aulas de ciências, eles separam o lixo orgânico do seco, pilhas e vidros. Na matéria de português os estudantes produzem textos, descrevendo a importância da preservação do meio ambiente, em prol da sociedade e do planeta como um todo.

“A consciência da preservação ambiental traz para a vida dos alunos interações construtivas, justas e ambientalmente sustentáveis para um desenvolvimento de valores, atitudes e posturas éticas”, comenta Ana Cristina, segundo a página virtual do MEC.

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

Carregando